Restauração ecológica com sistemas agroflorestais

Agrofloresta é uma técnica de produção de alimentos aliada à conservação florestal. Os chamados Sistemas Agroflorestais (SAFs) podem ser implementados também para a restauração de áreas degradadas. Para abordar este tema, a Embrapa produziu e disponibilizou gratuitamente uma publicação online.

Escrito por especialistas de diversas organizações, o material é fruto de uma construção coletiva que alia conhecimento técnico e científico com saberes locais. O foco do livro são os biomas Cerrado e Caatinga, mas as técnicas de implantação e manejo podem ser aplicados em outras regiões.

A publicação começa detalhando o que são sistemas agroflorestais e o que se entende por restauração ecológica. Logo em seguida, ensina como fazer sistemas agroflorestais para restauração e opções de Safs para diferentes contextos. A obra também aborda leis que dizem respeito a áreas de conservação e Safs. Por fim, lista espécies-chave que são usadas para recuperação de áreas degradadas. 

“Livro traz uma série de orientações para técnicos, agricultores e formuladores de políticas a respeito de como SAFs podem e devem ser utilizados para restaurar as diversas funções ambientais previstas para áreas de conservação ambiental na nova Lei Florestal”, diz o resumo do documento.

Neste site você encontra o link direto para baixar a publicação gratuitamente.