- Publicidade -

Pesquisadores lançam e-book sobre paisagens verdes urbanas

Disponível gratuitamente, a publicação é a primeira da série "Eu, o meio ambiente e você".

árvores urbanos
Foto: Enrique Amaya | Unsplash
- Publicidade -

Três jovens biólogos e pesquisadores brasileiros se uniram em meio à pandemia para criar a coletânea de e-books intitulada “Eu, o meio ambiente e você”. O material traz, de forma didática, informações úteis para a compreensão da importância das árvores em ambientes urbanos, assim como dicas para quem quer colocar a mão na massa. 

Já disponível para download gratuito, o e-book “Verde Urbano” é o primeiro da série. De escrita e didática leve, o livro traz diversos temas relacionados ao ecossistema urbano, como por exemplo, a biodiversidade das cidades, o plantio e manejo de árvores, regulação do clima e ciclo hidrológico, sequestro e estoque de carbono e os benefícios do convívio com o verde à saúde física e mental.

Foto: CHUTTERSNAP | Unsplash

Ao longo da publicação o leitor encontra uma série de pequenos ensinamentos úteis. Você sabe porque não se deve varrer (e jogar fora) as folhas que caem das árvores? Aqui está uma dica para explicar aos familiares e vizinhos: as folhas se decompõem e enriquecem o solo sob a árvore, servindo de alimento a muitos seres vivos que lá habitam. A árvore volta então a utilizar os nutrientes perdidos com a queda da folha e, em ambientes urbanos, ocorre a ciclagem dos nutrientes assim como nas florestas. Ou seja, folha não é “sujeira”. 

- Publicidade -

O material foi publicado com apoio da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Para baixar o e-book, acesse este site e clique em “Verde Urbano”. Inspire-se para começar a arborizar sua cidade.

Leia também: Cidades devem pensar em árvores como infraestrutura de saúde pública

- Publicidade -
Sair da versão mobile