Ícone do site

Indianos avistam o Himalaia pela primeira vez em 30 anos

Antes da quarentena, poluição do ar no país estava 5 vezes acima dos níveis considerados seguros pela Organização Mundial de Saúde

Published 09/04/2020
índia himalaia

As medidas de isolamento social, a diminuição do uso de combustíveis fósseis e de atividades sociais, têm levado a queda dos níveis de poluição atmosférica em muitas regiões do mundo.

Na Índia, a quarentena e melhoria da qualidade do ar fez com que moradores da região norte do país pudessem avistar o Himalaia pela primeira vez em 30 anos. As montanhas e seus cumes cobertos de neve puderam ser vistos a uma distância de cerca de 200 quilômetros.

As pessoas subiram nos telhados das casa para apreciar esta paisagem, possível pela primeira vez em décadas.

Nas mídias sociais, famosos e anônimos têm compartilhado imagens do Himalaia com encantamento e surpresa. O sikh Sant Balbir Singh Seechewal, Famoso pelo seu engajamento ambiental e luta pela despoluição dos rios do país, afirmou em seu perfil do Instagram que ele nunca viu nada parecido.

“Podemos ver as montanhas cobertas de neve das nossas casas. E as estrelas também estão visíveis durante a noite. Não vi nada parecido com isso nos últimos anos”, conta Seechewal.

Imagem: Reprodução Twitter

O ex-jogador de críquete, esporte muito popular na Índia, Harbhajan Singh também afirma que esta é uma experiência única. “Nunca tinha visto a cordilheira de Dhauladar da minha casa Jalandhar. Nunca imaginei que isso seria possível. Esta é uma evidência clara dos danos que estamos causando na Terra”, ele postou no Twitter.

Imagem: Reprodução Twitter

Níveis incrivelmente baixos de poluição

A Índia tem aproximadamente 1,4 bilhão de habitantes e está em quarentena desde o dia 22 de março. “Não apenas o trânsito de veículos diminuiu, mas também as atividades industriais. Estas medidas fizeram com que os níveis de poluição do ar caíssem de maneira inacreditável”, explica Seechewal.

Imagem: Reprodução Twitter

De acordo com o Centro de Controle de Poluição do país, a qualidade do ar melhorou muito desde o início da quarentena.  Na capital Deli houve uma redução de 44% nos níveis de PM10, um tipo de partícula inalável, em apenas alguns dias.

Um relatório da DIU (India Today Data Intelligence Unit) afirma que a qualidade do ar no país ficou 33% melhor entre os dias 16 e 27 de março, o que inclui apenas os 3 primeiros dias de quarentena.

Poluição estava 5 vezes acima dos níveis seguros

A Organização Mundial de Saúde considera que os níveis seguros de qualidade do ar devem apresentar um limite de material particulado (PM2.5) abaixo de 20mg/m3. Na Índia, na maior parte do tempo, estes níveis são 5 vezes maiores: 100mg/m3 de PM 2.5.

Balbir Singh Seechewal afirma que a queda nos índices de poluição e a visão surpreendente do Himalaia deve servir como um grande alerta e um chamado para mudanças.

Imagem: Reprodução Twitter
Sair da versão mobile