Ícone do site

Triciclo elétrico com pedais funciona como táxi urbano

CityCruiser foi desenvolvido na Alemanha e já está circulando pelas ruas de cerca de 120 cidades em 50 países

Published 11/05/2022
triciclo elétrico táxi

Foto: Divulgação | Bayk

As bikes, elétricas ou convencionais, estão sendo cada vez mais usadas para o transporte em centros urbanos. Algumas opções de triciclos também já foram desenvolvidas e são alternativas para deslocamentos mais sustentáveis e saudáveis. Quem quiser experimentar, pode entrar em um CityCruiser, triciclo elétrico com pedais que funciona como táxi, desenvolvido pela empresa alemã Bayk.

Foto: Divulgação | Bayk

O táxi triciclo pode circular por ciclovias, ruas e é uma opção prática para o transporte urbano que já está circulando pelas ruas de 120 cidades do mundo, em 50 países, de acordo com a fabricante. Além de diversas cidades alemãs, os triciclos já chegaram a Tóquio, Nagoya e Kyoto, no Japão, e Lille, Nice e Montpellier, na França.

Foto: Divulgação | Bayk

O projeto veio para atender a demanda cada vez maior por mobilidade elétrica e não poluente nos grandes centros urbanos da Europa. Com capacidade para transportar até 495 quilos, incluindo ciclista e 2 passageiros adultos, o triciclo tem autonomia de 80km com apenas uma carga, mas esta distância pode variar de acordo com o uso dos pedais e condições de relevo e clima.

Foto: Divulgação | Bayk

O motor do tem 250 watts de potência e torque de 100 Nm (dianteiro) e 200Nm (traseiro). A velocidade é controlada por um software e limitada a 25km/h, limite que, se ultrapassado, pode trazer riscos para os componentes do veículo. As baterias têm potência de até 4000 Wh.

Foto: Divulgação | Bayk

A estrutura externa do táxi é feita polietileno ecológico e tem espaço para instalação de painéis solares e espaços publicitários de até 5 metros quadrados. A possibilidade de customização e publicidade é um atrativo importante para patrocinadores e fonte de renda necessária para quem quer investir em uma frota de triciclos elétricos – os modelos de CityCruiser variam de € 7.990,00 a € 10.865,00.

Foto: Divulgação | Bayk

LEIA MAIS: