- Publicidade -

Americanos criam toldo solar retrátil para trailers

Produto garante eletricidade em qualquer lugar com sol para quem ama viajar em trailers e motorhomes

toldo solar
Foto: Xponent Power
- Publicidade -

Viagens a bordo de um trailer ou motorhome têm conquistado uma número cada vez maior de pessoas, nos EUA e em diversos países do mundo. A liberdade de sair por aí e estacionar onde quiser para passar a noite ou momentos de lazer é encantadora, mas muitas vezes esbarra na falta de estrutura, como o fornecimento de energia elétrica, por exemplo.

Para solucionar este problema e garantir ainda mais liberdade para as pessoas ou famílias que saem por aí com seus trailers, a Xponent Power, empresa californiana, apostou na energia solar, que já é bastante usada em casas autônomas.

Foto: Xponent Power

A novidade é que os painéis fotovoltaicos desenvolvidos pela empresa de energia renovável ficam em um toldo retrátil e não no teto dos veículos, que muitas vezes é pequeno ou usado para o transporte de bagagem e equipamentos.

- Publicidade -

A Xponent afirma que este é o primeiro toldo solar retrátil do mundo feito para veículos de passeio. Batizado de Xpanse, o toldo é elegante e compacto e se abre e fecha com o acionamento um botão. O equipamento fornece sombra aos viajantes ao mesmo tempo que é capaz de gerar mais de 1,2 kW de energia solar, garantindo eletricidade mesmo em locais sem acesso à rede elétrica.

O toldo pode ser montado em qualquer lado do veículo e, caso o veículo possua um sistema de energia solar no teto, é possível fazer a integração das diferentes instalações, expandindo a capacidade de geração de energia solar além do telhado do trailer. 

Com um pouco mais de 4,5 metros de largura e cerca de 2,1 metros de profundidade quando aberto, o toldo possui um design inovador que cria pequenos espaços entre os painéis solares quando estão ligeiramente retraídos. Essas folgas permitem que o vento passe por elas, aumentando a resistência ao vento.

O Xpanse é compatível com a maioria dos trailers e motorhomes vendidos nos EUA e usa painéis solares  de alta eficiência. Foto: Xponent Power

Um ponto de atenção é que quando está aberto o toldo não tem nenhum tipo de proteção contra chuva ou outras precipitações. Nestas condições ele precisa ser recolhido para a sua caixa, onde fica protegido.

Para aumentar a geração de energia é possível instalar dois toldos, um de cada lado do veículo, o que garante mais de 2.000 W de potência.  

Sem previsão de chegar ao Brasil, o toldo da Xponent pode se tornar um item de fábrica nos EUA, caso as negociações entre a empresa e os fabricantes de trailers e motorhomes seja bem sucedida.

Para mais informações, acesse xponentpower.com.

- Publicidade -
Sair da versão mobile