- Publicidade -
Início Arq & Urb Arquitetura

Restaurante circular de madeira tem vista panorâmica da Mantiqueira

O Restaurante Mirante se integra à paisagem ao redor.

Restaurante Mirante
Foto: Maíra Acayaba
- Publicidade -

Em uma zona rural próximo à cidade de Monteiro Lobato, em São Paulo, a 1150 metros de altitude está o Restaurante Mirante MLB. Encravada na Serra da Mantiqueira, a construção ressalta a abundância natural da região. 

Diferente de muitos projetos sem personalidade que se erguem em áreas remotas, o Restaurante Mirante se integra à paisagem ao redor. O projeto do escritório de arquitetura Metamoorfose studio priorizou, sempre que possível, o uso de materiais locais, aproveitou ao máximo os resíduos da construção e evitou grandes movimentos de terra. 

Também foram implementadas estratégias bioclimáticas, como a cobertura levemente solta dos volumes mais baixos que permite a ventilação permanente, iluminação natural indireta e a existência de um jardim interno totalmente aberto que colabora com a umidade gerado pela evapotranspiração das plantas. Já o piso elevado do solo possibilita o resfriamento do edifício.

- Publicidade -

Seu formato circular propicia aos clientes uma vista ampla da Serra da Mantiqueira por diversos ângulos. A ideia, de acordo com os arquitetos, foi “se fundir com as curvas das montanhas”.

Outro aspecto importante é que o empreendimento está a poucos metros do Mirante Pedra de São Francisco, que oferece uma visão ainda mais privilegiada. Desta forma, o restaurante atende turistas que vão visitar o local, além de funcionar como mercadinho – suprindo pequenas necessidades dos moradores com a venda de produtos básicos. Antes da construção, a população precisava percorrer 20 km para comprar mantimentos.

- Publicidade -
Sair da versão mobile