Ícone do site

Nova Iorque receberá floresta urbana

Plantada numa estrutura suspensa, formação vegetal vai diminuir impacto ambiental e melhorar qualidade de vida dos habitantes da cidade.

Published 07/12/2013

Uma floresta urbana será plantada no parque suspenso High Line, construído numa antiga linha de trens de Nova Iorque. Além de reduzir as emissões de carbono da megalópole no meio ambiente, a área verde também vai oferecer aos visitantes uma sensação de imersão na natureza, mesmo em meio ao cinzento cenário da cidade, que receberá um dos símbolos de sustentabilidade mais importantes do mundo.

Projetada pelos arquitetos James Corner e Ric Scofidio, a estrutura tem formato circular e vai contar com bancos e área de descanso para a população, a fim de reforçar a conexão das pessoas com a natureza. Segundo informou o CatracaLivre, a floresta também será alterada de acordo com as mudanças de estações, reforçando as diferentes características do clima e da vegetação.

A ideia de colocar a floresta no meio de Nova Iorque partiu da equipe do Serviço Florestal dos EUA, que reuniu uma série de estudos sobre o impacto das florestas sobre a saúde e o bem-estar dos moradores das grandes cidades. Assim, o grupo concluiu que, além de reduzir as emissões de carbono e as temperaturas, as áreas verdes também retêm boa parte do material particulado – diminuindo os casos de doenças cardiorrespiratórias – e ainda conseguem deixar as pessoas mais felizes.

A floresta urbana faz parte da última fase da construção do parque suspenso High Line, e será plantada entre a 10th Avenue e a West 30th Street. O parque passa por cima de 19 quarteirões e está aberto à população desde 2009, oferecendo um espaço de convivência de 2,5 quilômetros. A construção do High Line vem inspirando diversos projetos ao redor do mundo – um deles é a construção do Parque Minhocão no Elevado Costa e Silva, na região central da capital paulista.

Por Gabriel Felix – Redação CicloVivo

Sair da versão mobile