Ícone do site

Mini casa é projetada para uma vida mais simples e confortável

Tiny houses personalizadas mostram que viver numa mini casa pode ser uma grande conquista

Published 18/03/2022
mini casa

Foto: João Carranca | Madeiguincho

Adotar a filosofia de que menos é mais e viver de maneira mais leve e simples se torna fácil dentro de um espaço projetado especialmente para esta escolha. Esta é a ideia por trás da casa Adraga, uma tiny house sobre rodas projetada pela Madeiguincho, empresa familiar portuguesa que une arquitetura e marcenaria.

Foto: João Carranca | Madeiguincho

A empresa projeta e produz mini casas personalizadas. A Adraga foi construída para um casal de aposentados, unindo não só conforto e facilidade, mas a preocupação em criar uma conexão maior com a natureza, já que os moradores queriam se desconectar do ritmo frenético da cidade e se reconectar com um modo de vida mais simples e natural. Para isso o projeto inclui sistemas de coleta de água de chuva, espaço para compostagem e energia solar.

Foto: João Carranca | Madeiguincho

Olhando por fora são 7 metros de uma estrutura revestida em madeira. Gonçalo Marrote, arquiteto e CEO da Madeiguincho, explica que a ideia é integrar a casa com os canteiros e a área de compostagem – os próximos passos do projeto. Dessa forma o casal terá fácil acesso aos alimentos produzidos e ao adubo orgânico que vai ser usado no cultivo.

Fotos: João Carranca | Madeiguincho

Com grandes portas envidraçadas, uma extremidade da casa se abre completamente para o exterior nos dias de calor, evitando o uso de ar condicionado. Com temperaturas baixas, os vidros permitem a entrada de luz natural, reduzindo assim a dependência de iluminação artificial e o consumo de energia.

Foto: João Carranca | Madeiguincho

No interior, o objetivo é otimizar ao máximo os espaços de convivência e armazenamento, com móveis multifuncionais e espaços para guardar as coisas inseridos em diversos lugares, garantindo fácil acesso a tudo, sem prejudicar a decoração.

Dois exemplos são o sofá da sala de estar, que tem espaço de armazenamento na parte inferior, e a mesa de jantar dobrável que pode aumentar ou diminuir de tamanho de acordo com a quantidade de pessoas.

Foto: João Carranca | Madeiguincho

O “sofá-baú” pode ser usado tanto como cadeira para um jantar como se transformar numa cama extra de hóspedes, com a mesa de jantar deslocada para o lado.

O espaço da cozinha também é otimizado com ideias de design simples, mas bastante eficazes. O fogão fica embutido no balcão e pode ser coberto com uma tábua grossa de madeira, garantindo mais espaço na bancada.

Foto: João Carranca | Madeiguincho

As escadas têm degraus largos para facilitar o acesso ao quarto, mas também funcionam como um armário embutido, graças aos espaços de armazenamento incluídos sob os degraus.

Foto: João Carranca | Madeiguincho

A cama é grande e mostra que a vida em uma mini-casa não é sinônimo de desconforto. Quem ainda tem alguma dúvida, pode dar uma olhada no banheiro, com uma área de ducha bem especial.

Fotos: João Carranca | Madeiguincho

Quer saber mais sobre os projetos da Madeiguincho? Siga a empresa no Instagram.

Foto: João Carranca | Madeiguincho

LEIA MAIS:

Sair da versão mobile