- Publicidade -
Início Arq & Urb Arquitetura

Casa pré-fabricada se expande conforme a necessidade do morador

Este casa estabelece uma conexão natural com o ambiente ao redor.

Cabana Anna
Foto: Tõnu Tunnel & Jorrit ‘t Hoen
- Publicidade -

Imagine mudar a configuração estrutural da sua casa conforme a necessidade. Isto é possível com a cabana ANNA, que possui rodas e trilhos – permitindo ao morador abri-la ou fechá-la de acordo com o clima ou a, simplesmente, sua vontade. 

Premiada, a casinha pré-fabricada foi projetada pelo designer holandês Caspar Schols. Seu intuito foi criar uma interação dinâmica entre o morador, a casa e a natureza. Ao fechá-la se cria uma atmosfera mais aconchegante e ao abri-la se estabelece uma conexão natural com o ambiente ao redor.

Basicamente, há três configurações principais: fechada, centro aberto e centro aberto com telhado de vidro. Em seu interior as áreas fixas são compostas por cozinha/sala, banheiro e espaço de armazenamento. Tudo deve ser compacto, não há espaço para excessos, porém a cabine ainda possui um mezanino com espaço extra suficiente para abrigar visitas. 

- Publicidade -

A versátil casinha é toda feita em madeira e vidro. A madeira é proveniente de lariço não tratado – uma árvore da família dos pinheiros. O interior é composto por madeira clara. 

Longas janelas horizontais garantem a entrada de luz solar indireta – permitindo a iluminação natural sem demasiado aquecimento. As amplas janelas também proporcionam uma vista panorâmica nos dias de climas mais amenos em que o melhor é permanecer fechado no casulo. 

A cabana ANNA em breve estará disponível para venda em duas versões: ANNA Stay e ANNA Meet. Ambas são projetadas e construídas com impacto mínimo na natureza e também estão disponíveis em versão autossuficiente “fora da rede”. Será possível adquiri-la com uma peça única ou, para locais mais remotos, em embalagem para montar onde o cliente quiser. As primeiras entregas estão previstas só para 2022 e o preço final ainda não foi revelado.

Em uma competição com mais de cinco mil inscrições, de mais de 100 países, esta casa recebeu o prêmio de Projeto do Ano na competição Architizer A+Awards 2021.

- Publicidade -
Sair da versão mobile