- Publicidade -
Início Arq & Urb Arquitetura

Aposentadas criam espaço de acolhimento em “cabana” nas montanhas

Duas amigas foram viver neste lugar incrível e recebem idosos para refeições e horas de lazer na nova casa

cabana montanhas japonesas
Foto: Pinterest | TAKUMI OTA
- Publicidade -

A primeira impressão que esta “cabana”, batizada de Jikka, passa é que se trata de um cenário de filme. Localizada em no topo de uma cordilheira na cidade japonesa de Shizouka, a casa foi projetada pelo arquiteto Issei Suma para ser “algo tão despojado quanto uma cabana primitiva e algo tão sagrado quanto uma capela”, nas palavras do próprio idealizador.

Jikka é composta por cinco pequenas estruturas com o mesmo formato que estão interligadas formando uma única construção. As estruturas semelhantes a cada uma tem uma  altura diferente, como referência às montanhas onde a casa foi construída.  

Foto: Pinterest | TAKUMI OTA

Se o projeto em si já é inspirador, a história das pessoas que vivem por lá torna Jikka ainda mais especial. As mulheres que compraram a propriedade, uma assistente social e uma cozinheira aposentadas, transformaram a casa em um espaço de acolhimento para os idosos da região.

- Publicidade -

Elas servem refeições que elas mesmo preparam aos convidados especiais e abriram a casa ao público que queira participar dos almoços, que acontecem todas as tardes, entre 12h e 16h.

Foto: Pinterest | TAKUMI OTA

Além da sala onde são servidas as refeições, os idosos são recebidos em uma enorme banheira forma de náutilo, amigável para pessoas com dificuldades de locomoção e até para cadeira de rodas. Para os mais sortudos, Jikka ainda reserva um quarto de hóspedes.

Foto: Pinterest | TAKUMI OTA

Uma combinação maravilhosa entre a generosidade das moradoras, a genialidade do arquiteto e a natureza ao redor!

Foto: Pinterest | TAKUMI OTA
- Publicidade -
Sair da versão mobile