- Publicidade -
Início Arq & Urb Arquitetura

Antigo depósito de feno se transforma em cabana autônoma

Depois de uma tempestade, proprietários construíram cabana com sistema de captação de água da chuva e energia solar

cabana autônoma
cabana autônoma
- Publicidade -

Em 2017, depois de uma tempestade, o galpão de feno de uma fazenda em Mudgee, região de Nova Gales do Sul na Austrália, foi destruído. Para a reconstrução, ao invés de um novo galpão, foi projetada uma cabana autônoma, com captação de água da chuva e energia solar.

A cabana foi batizada de Gawthorne, em homenagem ao proprietário, e foi erguida com tijolos reciclados dos restos de sua cabana original. Com aço aço galvanizado e madeira nos acabamentos, o projeto impressiona pela beleza e funcionalidade.

Foto: Airbnb | Austrália

O escritório de arquitetura Cameron Anderson Architects assina o projeto. Um ventilador de teto substitui o ar condicionado e a temperatura interna é regulada com a ajuda de grandes janelas e portas voltadas para o sul, que permitem a passagem de ar.

- Publicidade -

A cobertura tem uma inclinação de 30 graus para o norte e incorpora um conjunto de painéis solares fotovoltaicos conectados a uma bateria que fornece toda a energia necessária. Para garantir a autonomia da Cabana Gawthorne o projeti inclui um sistema de captação de água da chuva,  com capacidade para 40 mil litros de água. 

Foto: Airbnb | Austrália

Para garantir que o projeto fosse atrativo também para os olhos, todos os equipamentos usados foram “escondidos”, o que garante que também estejam protegido do sol e efeitos do clima.

Foto: Airbnb | Austrália

Para isso, os arquitetos usaram uma grande porta galvanizada embutida que dá acesso à área onde estão as baterias solares e inversor, quadro eléctrico e unidade de água quente a gás.

“A cabana demonstra aos hóspedes as oportunidades de construir com uma pegada menor e incorporar elementos de design sustentável.” Cameron Anderson Architects

O interior mede apenas 40 metros quadrados e o espaço é em grande parte ocupado por uma grande área aberta que combina uma sala de estar, um quarto e uma cozinha. A cozinha inclui um fogão a gás propano de duas bocas, uma pia, armários, uma geladeira e um balcão para café da manhã para duas pessoas.

A decoração é muito rústica e semelhante a uma cabana de montanha, dominada pela madeira.

A banheira com vista para o campo, graças aos grandes vidros, merece destaque. Foto: Airbnb | Austrália

No futuro, os arquitetos planejam adicionar mais sombreamento ao projeto, mas antes de fazer qualquer alteração estão  monitorando as temperaturas na cabana por uma ano.

Foto: Airbnb | Austrália

A cabana de Gawthorne foi projetada como acomodação turística, com aluguel pelo Airbnb, e se tornou uma fonte de renda extra para a fazenda. Atualmente é alugado no 

- Publicidade -

Ao navegar neste site você concorda com a nossa Política de Privacidade e uso de cookies para melhorar a sua experiência.

Ok