Apesar de ser um conceito que já existe há muitos séculos, o minimalismo tornou-se uma tendência nos últimos tempos. Ele está presente em diversas indústrias, incluindo moda, design, alimentação, tecnologia, beleza, arquitetura e muito mais.

O minimalismo tem sido tradicionalmente associado a conceitos de arte e design, mas o movimento representa muito mais do que isso. Minimalismo é um processo que busca avaliar o que é essencial na sua vida e o que não é.

Nossos estilos de vida modernos estão longe de serem minimalistas. Com tantas distrações em torno de nós, muitas vezes achamos difícil criar tempo e espaço para apreciar as coisas simples da vida, como estar com amigos e parentes, praticar esporte, cozinhar sem pressa, usar a criatividade, ou simplesmente, se permitir não fazer nada.

Estamos muito ocupados sendo dominados pela desordem física, digital e mental que leva ao aumento da ansiedade e a uma sensação geral de insatisfação. O minimalismo é um antídoto para esse estado de sobrecarga.

Pensando nisso, separamos 8 TED Talks que podem te inspirar a ter um estilo de vida mais equilibrado.

Obs: Os vídeos são em inglês, então ative as legendas em “Settings/Detalhes” na barra inferior do vídeo. Quando não encontrar português, você pode selecionar: Legendas > Traduzir Automaticamente > Português

1. Graham Hill: Menos coisas, mais felicidade

2. Grant Blakeman – Minimalismo – Para uma vida mais completa

3. Jon Jandai: A vida é fácil. Por que a tornamos tão difícil?

4. The Minimalists: Uma vida rica com menos coisas

5. Mark Boyle: The Moneyless Man (O Homem Sem Dinheiro)

 6. Adam Baker: Venda suas tralhas. Pague suas dívidas. Faça o que você ama.

7. Angela Horn: Quanto menos você possui, mais você tem

8. Amy Henion: Como as pequenas casas oferecem a máxima liberdade para nossa geração?

Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.