O brincar livre na natureza é cheio de significado e incomparável, pois  a energia viva advinda do mundo natural impregna a organização corpórea da criança e contribui para seu desenvolvimento saudável,  auxiliando nas defesas naturais do organismo.

As vivências, explorações, descobertas e brincadeiras ao ar livre colocam a criança em contato com as forças vitais dos quatro elementos – terra, água, ar e fogo – com ciclos e fluxos vivos, ritmos e processos dinâmicos, aguçando os sentidos, a imaginação e o sentimento de pertencimento, das raízes com a Terra e respeito por ela.

A imaginação e a natureza

Cada elemento tem característica própria, funcionalidade específica e sugere um tipo de brincadeira. Cada um dos elementos permite que a criança mobilize dentro de si forças imaginativas e criadoras. Com os achados durante uma caminhada no parque, galhos viram espadas ou varinhas de condão. Folhas e flores ora podem ser decoração de um lindo bolo, ou adorno de uma coroa na cabeça.

Brincando com terra ou areia, as crianças podem construir pontes e castelos, assumindo a identidade de princesas e príncipes, ou ainda cozinhar e confeitar deliciosos bolinhos, exercitando seus dotes culinários.

Esta é a magia do brincar na natureza. Esta é a força interior das crianças em ação. Elas criam brinquedos e inventam histórias de acordo com o enredo de suas brincadeiras.

Cada elemento tem característica própria, funcionalidade específica e sugere um tipo de brincadeira. Existem infinitas possibilidades de brincar com a terra, a água, o ar e o fogo. Descubra e explore um montão de brincadeiras gostosas baixando o e-book BRINCANDO COM OS QUATRO ELEMENTOS DA NATUREZA. Bom divertimento!

Veja também: 36 motivos para conectar crianças à natureza