O melhor brinquedo para a criança é a própria natureza
As vivências, explorações, descobertas e brincadeiras na natureza colocam a criança em contato com as forças vitais dos quatro elementos – terra, água, ar e fogo.
As vivências, explorações, descobertas e brincadeiras na natureza colocam a criança em contato com as forças vitais dos quatro elementos – terra, água, ar e fogo.
Quando oferecemos à criança a oportunidade de se conectar com os reinos da natureza – mineral, vegetal e animal – é fortalecida a verdade de que fazemos parte de um todo. Afloramos o sentimento de pertencimento, das raízes com a Terra e respeito por ela.
As vivências, explorações, descobertas e brincadeiras na natureza colocam a criança em contato com as forças vitais dos quatro elementos – terra, água, ar e fogo. Por meio dessa conexão a criança aprende o que não pode ser ensinado nem pelos pais, nem pelos professores.
Como primeira leitura de mundo da criança, a natureza é fundamental para o desenvolvimento infantil integral, além de aprendizado por si só. Aprendizado de ciclos e fluxos vivos, ritmos e processos dinâmicos.
Cada um dos quatro elementos permite que a criança mobilize dentro de si forças imaginativas e criadoras. Cada elemento tem características próprias e sugere um tipo de brincadeira.
As brincadeiras com a terra estimulam a curiosidade infantil. A criança quer investigar e conhecer o interior das coisas, aquilo que se encontra oculto. Daí as brincadeiras de cavar buracos profundos na terra ou areia para quem sabe chegar ao outro lado do mundo.
No tanque de areia as crianças são como arquitetos de grandes construções ou exímios chefes de cozinha no preparo de deliciosos bolinhos e comidinhas lindamente decoradas com folhas e flores.
As brincadeiras com água remetem à importante memória intrauterina. Afinal trata-se do primeiro elemento com o qual a criança teve íntimo contato durante o período gestacional.
Brincar com água rapidamente vira festa, cheia de alegria. São assim as brincadeiras à beira mar ou com bacias d’água, enchendo e esvaziando baldes e potes incansavelmente.
Pisar em poças d’água ou tentar transpô-las com pulos é unanimidade entre crianças de várias faixas etárias, assim como as guerras de água, ou ainda as bolhas de sabão.
As brincadeiras com o ar colocam o corpo da criança em movimento, estimulando o correr, pular, voar, soprar, etc. Elas instigam a vontade de voar, tornando populares as capas de heróis e asas de borboletas criadas pelas crianças.
Também há os famosos aviões de papel, as pipas coloridas que riscam o céu, e até mesmo o prazeroso sopro na flor Dente-de-leão encontrada pelo caminho.
O fogo exerce fascínio nas crianças, suscita respeito e temor ao mesmo tempo. Diante de uma fogueira, as crianças se encantam com a dança das labaredas, com o estalar das madeiras e ao jogar gravetos nas chamas.
Brincar com a sombra também é divertimento garantido. Elas correm na tentativa de pisar na sombra umas das outras projetadas no chão.
As formas e movimentos primordiais vivenciados por meio do brincar com os elementos naturais refletem o profundo equilíbrio do Cosmo, que é assimilado com admiração e veneração pela criança.
A qualidade do brincar na natureza é carregada de significado e incomparável, pois a energia viva advinda do mundo natural impregna a organização corpórea da criança e contribui para seu desenvolvimento saudável, auxiliando nas defesas naturais do organismo.
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