A WWF, Embrapa e FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) acabam de lançar a campanha “Sem desperdícios”. Para engajar a população, entre as ações propostas, os internautas poderão se cadastrar para receber dicas de como reduzir e até evitar o desperdício de alimentos no dia-a-dia.

A campanha em si se auto denomina como uma “uma iniciativa que nasceu para ampliar a consciência dos consumidores brasileiros sobre o desperdício de alimentos e gerar um impacto positivo na mudança de hábitos de consumo alimentar”.

Desperdício na América Latina

Segundo a campanha, o Brasil “alia características de países subdesenvolvidos, como a elevada perda pós-colheita e no escoamento da safra, com hábitos de consumo presentes em nações mais ricas, caracterizados por apresentar desperdícios significativos no final da cadeia e no consumo”. Os grupos de alimentos mais perdidos na América Latina são: 55% das frutas e hortaliças, 40% das raízes e tubérculos, 33% dos pescados, 20% dos produtos lácteos, 25% dos cereais e 20% das oleaginosas.

A campanha seguirá até a Semana Nacional de Conscientização da Perda e Desperdício de Alimentos, que será realizada na última semana de outubro.

Desafio

O desafio #UmaManiaAmenos é apenas uma das frentes para incentivar as pessoas a abandonarem as “manias” que contribuem para que 1/3 dos alimentos produzidos no mundo sejam desperdiçados. Quem se cadastrar no site da campanha receberá dicas e informações durante 10 dias, segundo os realizadores. Para saber mais clique aqui.

Jornalista, social media e aparelhada para gostar de passarinhos. Tem interesse por mais assuntos do que é capaz de acompanhar. Aqui escreve sobre infinitas possibilidades de tornar o mundo um pouquinho melhor.