O projeto Mundo da Reciclagem, uma parceria da Secretaria da Educação de Mogi Guaçu com a Faculdade Franco Montoro, a Ingredion, empresa líder em soluções e ingredientes e a International Paper, líder mundial na produção de celulose, foi lançado no dia 24 de agosto, no Centro Cultural de Mogi Guaçu – TUPEC.

O programa tem como objetivo conscientizar jovens e suas famílias sobre como o descarte correto e reciclagem podem contribuir para o desenvolvimento sustentável da região, além de colaborar com a geração de renda da comunidade local, por meio do trabalho da associação Cooper 3Rs.

Durante o projeto, professores das redes de ensino participantes passam por uma capacitação e são instruídos por profissionais do curso de engenharia ambiental da Faculdade Franco Montoro (FMPFM). Os professores recebem informações sobre o cenário dos resíduos sólidos no município, o volume gerado e para onde vai esse material. A partir disso, os educadores passam a abordar a temática dentro de sala de aula para a conscientização dos alunos.

Projeto piloto

Essa iniciativa foi resultado de um projeto piloto, iniciado no ano passado na escola EMEF Anira Franco de Campos. A ação durou 40 dias, com uma capacitação de 40 horas, e foi desenvolvida por 5 profissionais da FMPFM e 35 professores, beneficiando 900 alunos. O ecoponto instalado na escola colaborou com a geração de renda da associação local, a Cooper 3R’s.

Para a Ingredion, o programa é uma extensão da abordagem realizada no programa Escola na Fábrica, já inserido no cotidiano de alunos da rede municipal de Mogi Guaçu. “Esse projeto de coleta seletiva é uma gestão compartilhada entre empresas, poder público e comunidade, que além de promover inclusão social e econômica para as cooperativas de reciclagem locais, dá consciência ambiental e responsabilidade para os jovens que são o futuro do País”, afirma Angela Faria, gerente de Comunicação e Responsabilidade Social para a América do Sul da Ingredion.

Para a International Paper, o programa amplia o compromisso que a empresa tem com a comunidade em que atua: “Na IP, nós acreditamos no poder de transformação da educação. Por isso, é uma grande satisfação nos unirmos à Ingredion, à Prefeitura de Mogi Guaçu e à FMPFM para concretizar um projeto em prol da conscientização das futuras gerações”, diz Gláucia Faria, Gerente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa da International Paper.

“A Faculdade Municipal Professor Franco Montoro dentro de sua perspectiva acadêmica é parceira para desenvolvimento de sua linha educacional de pesquisa e extensão envolvendo seus professores e alunos nas ações que serão produzidas ao longo da implantação do Projeto de Coleta Seletiva de Resíduos. Neste contexto já ofereceu uma das formações para quase 200 professores da rede Municipal de Ensino onde apresentou o perfil de Mogi Guaçu frente à produção de resíduos sólidos na região e junto ao Comitê de Bacia Hidrográfica – CBH Mogi. Além disso, proporciona na formação opções didáticas na articulação do conhecimento sobre reciclagem e coleta seletiva. A Secretaria de Educação da Prefeitura de Mogi Guaçu que já que promove a Educação Ambiental no curriculum escolar aderiu ao projeto com plena consciência da necessidade de discutir e trazer essa temática para as escolas e ampliá-la para a comunidade”, afirma  Márcio Ferreira, diretor da Faculdade Municipal Professor Franco Montoro e Secretário de Governo de Mogi Guaçu.