- Publicidade -

Viver próximo de mares e rios aumenta a saúde mental

Pessoas que têm frequentemente visões do “espaço azul” tendem a ter menos problemas psicológicos.

espaço azul
Foto: iStock

Diversas pesquisas têm mostrado como viver próximo da natureza resulta em uma melhora na qualidade de vida. Desta vez, pesquisadores foram mais específicos em concluir que avistar o “espaço azul” leva a maiores ganhos do ponto de vista da saúde mental. O estudo sugere que ter a visão da água pode ser até melhor do que a de uma área verde, mas esta afirmação ainda requer maiores estudos.

- Publicidade -

Para os pesquisadores da Nova Zelândia e da Universidade Estadual de Michigan (MSU), o chamado “espaço azul” tem um benefício real e quantificável para a saúde mental. Os estudiosos coletaram dados sobre a visibilidade de espaços azuis e verdes usando dados topográficos.

“O aumento das visões do espaço azul está significativamente associado a níveis mais baixos de angústia psicológica”, afirma Amber Pearson, co-autor do estudo. Segundo ele, foram considerados taxas de saúde, riqueza, idade, gênero e criminalidade do bairro.

Saúde mental: viver perto das árvores ou da praia?

A melhor escolha para quem busca ter uma vida psicologicamente saudável, segundo os estudiosos, é qualquer lugar onde haja bastante azul. Uma vez que este teve um efeito positivo mais forte do que o espaço verde. Ainda assim, sabemos que morar próximo de árvores também faz muito bem à saúde.

Até agora não ficou claro se as áreas azuis são melhores que as verdes. Pearson cogita que a razão está no fato de que nem sempre as áreas verdes são de fato naturais. Este é o caso de locais esportivos e playgrounds. Ele inclusive sugere que “se considerássemos somente as florestas nativas, podemos encontrar algo diferente”.

- Publicidade -

O estudo, em inglês, pode ser conferido aqui.

Outra pesquisa, desta vez inglesa, confirma que viver perto do mar faz bem à saúde.

- Publicidade -