Em tempos de crise hídrica, lavar o carro da maneira tradicional é totalmente proibido. Uma lavagem comum gasta, em média, 200 litros de água. No entanto, para quem deseja manter o automóvel limpo já existem alternativas de lavagem a seco e também opções caseiras muito mais econômicas.

A dica a seguir foi idealizada pelo aplicativo 99Taxis, juntamente com a empresa Lavamos Nós, especializada em lavagem ecológica de veículos. A proposta é conseguir bons resultados na limpeza automotiva, gastanso apenas 400 ml de água para cada carro.

Materiais necessários:

­– 400 ml de água

– 20 ml de xampu especial para carro

– 2 panos microfibra (biodegradáveis)

– 1 borrifador

Como fazer:

O xampu é diluído na água e borrifado em cada parte do carro, incluindo lataria, vidro e rodas, e espalhado por um pano umedecido com um pouco do líquido. O outro pano enxuga e dá brilho. A lavagem dura cerca de 30 minutos.

Essa iniciativa melhora a condição do veículo e procura aumentar a conscientização em torno de um problema que afeta toda a sociedade.

 

Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.