- Publicidade -

Projeto de lei na Itália pode prender pais que criam seus filhos com dieta vegana

O PL prevê um ano de prisão para pais que criam seus filhos menores de três anos com dietas veganas.

Uma proposta polêmica está em tramitação na Itália. A deputada Elvira Savino, do partido Forza Italia, tem um projeto de lei que pode tornar crime o ato de pais criarem seus filhos com dietas veganas. Segundo ela, as autoridades devem punir quem impõe um “comportamento alimentar imprudente e perigoso” a crianças com menos de 16 anos.

- Publicidade -

A proposta foi anunciada após o país ter registrado alguns casos de pais negligentes quanto à saúde de seus filhos. Em Milão, por exemplo, uma criança teve que passar por cirurgia cardíaca de emergência por estar muito desnutrido, após os país o criarem com uma dieta vegana extremamente restrita.

“Há anos, particularmente na última década, a crença vem se espalhando por toda a Itália de que uma dieta vegetariana, mesmo na forma mais rígida de uma dieta vegan, pode proporcionar benefícios significativos para os seres humanos. Este não é um problema, quando escolhido por adultos, mas se torna um problema quando as crianças estão envolvidas”, explicou a deputada Elvira Savino, em declaração à imprensa italiana, justificando a sua proposta.

O projeto de lei, apelidado de Lei de Savino, prevê um ano de prisão para pais que criam seus filhos menores de três anos com dietas veganas, com a possibilidade de mais um ano ser acrescentado como penalidade, dependendo da gravidade da situação. Se for comprovado que a dieta causou danos corporais à criança, a pena pode ser aumentada em até quatro anos, se resultar em morte, seriam sete anos.

A deputada ainda informa que, se a proposta de lei dor aceita, os próprios pediatras deverão informar às autoridades casos de pacientes criados com dietas veganas. No entanto, o que tem gerado mais polêmica é o fato de que Elvira Savino não coloca no mesmo patamar os pais que criam seus filhos com o uso excessivo de alimentos industrializados ou pouco nutritivos.

- Publicidade -

A lei está em fase de projeto e ainda deve passar por discussão entre os parlamentares antes de ir à votação.

Redação CicloVivo  

- Publicidade -