O Parque Nacional da Serra dos Órgãos, gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), entre Teresópolis e Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, mantém, pelo terceiro ano consecutivo, o certificado de excelência do Tripadvisor, o maior site de viagem e turismo do mundo.

A certificação é conferida por pessoas que visitaram a unidade nos últimos anos. Dentre 1.009 avaliações feitas por meio do site, de 2013 para cá, o parque foi considerado “excelente” por 638 pessoas, “muito bom” por 308, “razoável” por 52, “ruim” por seis e “horrível” por apenas cinco.

Essa avaliação é referente ao ranking atualizado até a última quarta-feira (16). A cada dia novas avaliações são feitas e incorporadas à página. Veja aqui como está o ranking no momento.

Os atributos que mais chamaram a atenção dos participantes da avaliação foram a beleza cênica, a limpeza e a organização do parque. As belas trilhas e diferentes atividades disponíveis (banhos de cachoeira, escalada, observação de aves) também foram destaque entre os frequentadores.

O Tripadvisor é considerado um dos mais importantes site de viagens do mundo. Nele, as pessoas avaliam pontos turísticos que visitaram nos últimos anos, classificando a experiência em graus distintos. As pessoas podem ainda fazer observações, sugestões e comentários.

De olho nas sugestões

Desde o início deste ano, a administração do parque está analisando todos os comentários e sugestões feitas no site sobre a unidade de conservação, respondendo aos avaliadores e trabalhando para melhorar cada vez mais a experiência dos visitantes.

Para incentivar a avaliação, a administração do parque elaborou banners, colocados nos centros de visitantes da unidade, convidando as pessoas a entrarem no site e darem suas opiniões sobre a experiência que tiveram durante a passagem pelo local.

“Com base nos resultados colhidos por meio dessa ferramenta gratuita e disponível a todos esperamos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços oferecidos pelo parque”, disse Leandro Goulart, chefe da unidade de conservação.

A partir de abril, uma nova ferramenta será utilizada para avaliar, também, os condutores de visitantes que atuam no parque. As pessoas que participarem de visitas guiadas receberão um e-mail solicitando que opinem sobre o desempenho do condutor.

A ideia é que essa avaliação sirva de base para futuros cursos de formação e aperfeiçoamento de condutores de visitantes, além de parâmetro para a renovação do cadastramento emitida pela chefia do parque.

Saiba mais sobre o parque aqui.

| Foto: Mcalvet
| Foto: Mcalvet
| Foto: Paulo R C M Jr.
| Foto: Paulo R C M Jr.
| Foto: Domínio Público
| Foto: Domínio Público

As informações são do ICMBIO.