Um novo trabalho de pesquisa e reportagem da Orb Media mostra que um único litro de água engarrafada pode conter milhares de partículas de microplástico. Testes exclusivos em mais de 250 garrafas de 11 marcas líderes em todo o mundo revelam uma contaminação generalizada com resíduos de plástico, incluindo polipropileno, nylon e polietileno tereftalato (PET).

Partículas microscópicas de plástico fluorescem sob uma luz azul e são vistas através de um filtro laranja. A Orb Media e pesquisadores da State University of New York em Fredonia realizaram testes exclusivos em mais de 259 garrafas de água potável da Europa, Ásia, África e Américas, as quais revelaram verdadeiras galáxias de partículas microscópicas de plástico.

Plástico foi identificado em 93% das amostras. A média global foi de 325 partículas por litro. A concentração variou de zero a mais de 10.000 partículas provavelmente de plástico em uma única garrafa. O estudo foi supervisionado pela Dra. Sherri Mason, presidente do Departamento de Geologia e Ciências Ambientais da State University of New York em Fredonia e importante pesquisadora de microplásticos.

O que isto significa para a saúde humana é desconhecido.

Entre as marcas testadas figuraram Aqua (Danone), Aquafina (PepsiCo), Bisleri (Bisleri International), Dasani (Coca-Cola), Epura (PepsiCo), Evian (Danone), Gerolsteiner (Gerolsteiner Brunnen), Minalba (Grupo Edson Queiroz), Nestlé Pure Life (Nestlé), San Pellegrino (Nestlé) e Wahaha (Hangzhou Wahaha Group).

Amostras foram obtidas em 19 locais de nove países em cinco continentes: Brasil, China, Índia, Indonésia, Quênia, Líbano, México, Tailândia e Estados Unidos. A maioria das amostras foi obtida em garrafas de plástico. Também foram encontrados microplásticos em água em garrafas de vidro.

No ano passado a Orb Media também publicou uma pesquisa que encontrou fragmentos plásticos em 83% de água da torneira de todo mundo (veja aqui)

Sobre a Orb Media

A Orb tem a satisfação de atuar em parceria com membros da Orb Media Network (OMN), um grupo global de órgãos de imprensa influenciadores que cooperaram para publicar simultaneamente este artigo. Trabalhando em conjunto, a Orb e a OMN catalisam o diálogo global sobre questões fundamentais, concentrando a atenção do governo, da indústria, de pesquisadores, da sociedade civil e do público.

Entre os membros da OMN estão BBC: British Broadcasting Corporation (Reino Unido), Cadena SER- PRISA (Espanha), CBC: Canadian Broadcasting Corporation (Canadá), Dhaka Tribune (Bangladesh), Deutsche Welle (Alemanha), Die Zeit (Alemanha), Folha de São Paulo (Brasil), The Hindu (Índia), SVT (Suécia), Tempo Media Group (Indonésia) e YLE (Finlândia).

Veja também: 86% dos adolescentes em estudo têm vestígios de bisfenol A em seus corpos

Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.