Nesta quarta-feira (9), o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, sancionou o projeto de lei que cria o “Parque Minhocão” no elevado Costa e Silva. Como já acontece aos fins de semana, a via fica aberta para os moradores e fechada para carros com o adendo de ganhar a manutenção que os demais parques da cidade exigem.

Entre os serviços, caberá à prefeitura cuidar da varrição e segurança do local. Haddad afirmou também que recomendará ao subprefeito da área a formação de um Conselho Gestor em que moradores de região possam participar ativamente das decisões e regras para local.

| Foto: Parque Minhocão
Espaço é aberto para moradores aos fins de semana. | Foto: Parque Minhocão

O prefeito ainda aproveitou a ocasião para dizer que o viaduto é um erro e que não teria realizado a obra caso fosse prefeito na década de 70. Apesar de sua posição pessoal ser favorável à demolição do elevado, o que vai de acordo com um artigo previsto no Plano Diretor aprovado em 2014, Haddad ressaltou que é preciso que o tema seja mais debatido, considerando não só aspectos técnicos como social.

Apresentado pelo vereador José Police Neto, o projeto aprovado não altera as atividades que já ocorrem na via. Nenhuma obra será realizada. O horário de abertura – que é de segunda a sexta das 21h30 às 6h30, aos sábados a partir das 15h e aos domingos o dia inteiro -, também não mudará. Logo, na prática, pouca coisa mudará. A medida parece ter sido a solução encontrada para amenizar a polêmica que cerca a criação do parque versus sua completa desativação, saiba mais aqui.

12000896_722693137864232_8939363563672022752_o

Grupo realiza abraço no Minhocão.| Foto: Parque Minhocão
Grupo realiza abraço no Minhocão.| Foto: Parque Minhocão

Redação CicloVivo