Para incentivar os moradores de Porto Alegre a utilizarem a caminhada como principal meio de deslocamento, estudantes criaram o projeto “Passo a Passo”. A ideia consiste em arrecadar verba suficiente para instalar sinalizações nas ruas com foco nos pedestres.

Serão confeccionadas 400 placas, que indicarão o tempo gasto para fazer certo percurso a pé, e, para estimular a caminhada como forma de exercício, também será mostrada a quantidade de calorias gastas no trajeto.

“Percebemos que a zona onde vivemos as pessoas tem tendência a utilizar carros para pequenos trajetos, por exemplo, ir à padaria, ir à academia ou ir ao mercado. Pensando nisso, decidimos incentivar a caminhada através da criação de uma sinalização para pedestres”, afirma o grupo no site de financiamento coletivo Catarse.

O projeto é inspirado no “walk your city” – plataforma de sinalização para pedestres, financiada em 2012 pelo kickstarter, implantada na cidade norte-americana de Raleigh, na Carolina do Norte.

Com base no modelo internacional, os gaúchos vão posicionar as placas nas regiões em que há maior frequência entre os moradores do entorno dos bairros Três Figueiras, Chácara das Pedras e Petrópolis. Entretanto, os idealizadores do projeto precisam de dois mil reais para que ele seja colocado em prática.

Por conta disso, o projeto está pedindo doações através da plataforma Catarse (veja aqui como ajudar). O grupo garante que, caso o valor da arrecadação seja maior que a meta estipulada, a sinalização será ampliada para outros bairros.

“Acreditamos em caminhadas, não só como uma forma mais sustentável de deslocamento, mas também como uma grande oportunidade de perseguir um estilo de vida mais saudável”, defende o grupo.

Assista ao vídeo do Projeto Passo a Passo:

Marcia Sousa – Redação CicloVivo

Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.