Espaços públicos, domésticos, profissionais. Atualmente, é possível encontrar as toalhas de papel em qualquer ambiente. Seja para secar as mãos, limpar uma sujeira que caiu no chão. Pra toda e qualquer hora ele está lá. São diversas as facilidades que eles podem trazer, mas qual será o custo ambiental de gastar um pedaço de papel de uma forma tão banal? Não precisa pensar muito para chegar a alguns substitutos adequados e mais sustentáveis, abaixo algumas sugestões listadas pelo Treehugger.

No banheiro

No seu local de trabalho, sugira colocar uma pilha de toalhas de pano limpo e dobrado (se o código de saúde do seu município permitir). Como alternativa, instale um secador de ar quente. E em casa, use toalhas para secar as mãos.

Certifique-se de agitar bem suas mãos limpas e úmidas antes de secar na toalha. Isso minimiza a quantidade de umidade que deve ser absorvida. Outra dica é levar um lenço ou outro pano pequeno em sua bolsa para secar as mãos quando estiver fora.

Na cozinha

Se você estiver fritando alimentos, deixe que ele escorra em um utensílio metálico vasado ao invés de usar o papel toalha. Já para a limpeza mantenha sempre por perto panos de prato, é preciso mantê-los à vista sempre para não pensar em recorrer às de papel.    

Na limpeza em geral

Guardar os famosos “trapos” é a chave do sucesso para nunca usar papel toalha na limpeza doméstica. Tenha sempre um conjunto de panos limpos e dobrados na cozinha e no banheiro. Na hora de lavá-los, separe os conjuntos de panos que podem ser colocados de molho e lavados juntos. É importante também que a lavagem não seja um fardo, para não desencorajar, e que possa ser feita completamente em uma ou duas lavagens por semana, tendo sempre paninhos disponíveis para uso.

Redação CicloVivo