- Publicidade -

Desafio propõe que pessoas usem seis peças de roupas por um mês

É possível viver com menos de dez peças de roupa? E com 33 por 3 meses? Projetos minimalistas mostram que precisamos de menos roupa do que parece.

“Com que roupa eu vou?” foi a pergunta que o artista brasileiro Noel Rosa fez ao descobrir que sua mãe havia escondido todas suas roupas para impedi-lo de sair com os amigos. O questionamento virou samba e, provavelmente, o sucesso se dá até hoje porque a dúvida entre qual peça usar em determinada ocasião é sempre muito comum. Além disso, há ainda quem pense “não tenho roupa para sair”, mesmo com o armário repleto de peças. Será que toda essa paranoia poderia ser evitada se houvesse menos opções?

- Publicidade -

Um projeto de uma publicitária norte-americana, Heidi Hackemer, e uma amiga londrina, Tamsin Davies, mostra que é possível viver com poucas peças. Inicialmente, a ideia era ver se elas conseguiam passar um mês com apenas seis peças. A iniciativa chamou atenção de outras pessoas, que também aderiram ao desafio, e a dupla reuniu as experiências no “Six Items or Less" (Seis peças ou menos).


Six Items or Less/Divulgação

Ideia semelhante é a do Projeto minimalista 333, que sugere usar trinta e três peças de roupas, caçados e acessórios por três meses. Peças íntimas, roupas para fazer atividade física e roupa de dormir e ficar em casa não contam.

A iniciativa foi lançada por Courtney Carver em 2010, que ficou surpresa com a quantidade de pessoas que aceitaram o desafio e passaram a escrever para ela. “As pessoas não vão perceber que você está vestindo com os mesmos durante os três meses, embora possam notar que há algo diferente e você, provavelmente, terá mais elogios”, garante Courtney.

- Publicidade -


Projeto 33/Divulgação

Ficou interessado em testar a ideia? Veja as regras do “Six Items or Less”:

Para colocar o projeto em prática, a dupla criou algumas regrinhas:

- Publicidade -

– Escolha no máximo seis itens para usar por um mês.

– As peças selecionadas não podem ser alteradas durante o desafio.

– Algumas peças podem ser complementadas sem restrição, peças íntimas, roupas de praia e de ginástica, agasalhos, uniformes de trabalho, sapatos e todos os acessórios.

– Durante o mês, o participante não pode comprar roupas.

Marcia Sousa – Redação CicloVivo