A intolerância à lactose tem se tornado cada vez mais comum. Além disso, nos últimos anos tem ocorrido uma tendência mundial em trocar o leite de vaca por opções de fonte vegetal. Apesar de serem caros nas prateleiras dos supermercados, é possível fabricar o seu próprio leite em casa.

O CicloVivo dá a dica de como fazer o leite de aveia, uma das opções mais baratas em termos de leite vegetal. Além de ser muito saudável, ele ainda ajuda a controlar a flora intestinal, reduzir o colesterol e os triglicérides do sangue. Essa também é uma saída para quem quer emagrecer, pois o leite de aveia sacia e contém carboidratos complexos, que são absorvidos de forma lenta pelo corpo.

Ingredientes:

– 2 xícaras de chá de aveia em flocos

– 3 xícaras de chá de água (filtrada ou mineral)

– 1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)

– Açúcar ou adoçante a gosto (opcional)

Como fazer:

Deixe a aveia de molho na água por, no mínimo, uma hora. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bate por, aproximadamente, cinco minutos. Coe a mistura com a ajuda de um pano fino e leve à geladeira. O leite pode ser armazenado por até três dias. Os resíduos da aveia que ficaram na “peneira” podem ser usados no rosto, para deixar a pele macia.

Redação CicloVivo

Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.