- Publicidade -

A menina que calou o mundo por 5 minutos

Além da ECO 92 ter sido palco para a consagração do conceito de desenvolvimento sustentável, um outro acontecimento marcou a conferência. Foi o discurso da canadense Severn Suzuki, na época com apenas 12 anos de idade.

Em 1992 o Rio de Janeiro foi sede da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a Eco 92.

- Publicidade -

Além desse encontro ter sido palco para a consagração do conceito de desenvolvimento sustentável, um outro acontecimento marcou a conferência. Foi o discurso da canadense Severn Suzuki, na época com apenas 12 anos.

Ela representava o grupo Environmental Children’s Organization, fundado por ela mesma e alguns amigos com o intuito de ensinar outras crianças, sobre as questões ambientais.

Severn Suzuki já era uma ativista ambiental desde o jardim da infância. Após a fundação do pequeno grupo quando ainda tinha apenas 9 anos, ela realizou com sucesso vários projetos em sua região. Conseguiu levantar dinheiro através do grupo para conseguir viajar até o Rio de Janeiro e poder falar ao mundo. Suzuki deixou uma platéia de políticos e personalidades mundiais perplexa e em silêncio.

O interessante é que apesar de ter sido há 18 anos atrás, suas palavras recaem como uma navalha sobre a consciência atual.

- Publicidade -

Vamos assistir o vídeo para relembrar:

Severn Suzuki passou a falar para escolas, corporações, encontros e conferências internacionais sobre o meio ambiente. No ano seguinte em 93, ela lançou seu livro Tell The World, contando como ela e os amigos formaram o referido grupo e também sobre a sua participação nessa conferência.

- Publicidade -