- Publicidade -

Recebi alguns pedidos de receitas de pratos veganos para ocasiões especiais… Algumas pessoas que estão se tornando vegetarianas, ou pensam em fazer essa opção, comentaram que acham difícil planejar cardápios mais elaborados. Principalmente se for para agradar a vegetarianos e não-vegetarianos na mesma refeição.

Pensando a respeito, cheguei à conclusão que muitas vezes é mais uma questão de elaborar a apresentação, do que buscar ingredientes ou receitas especiais! Como no caso deste tagine de legumes com grão de bico, que pode ser um prato do dia a dia, ou ainda, se transformar em um prato para uma “ocasião especial”. Este é um dos aspectos que me encanta no vegetarianismo: todos os ingredientes são especiais e são utilizados no cotidiano.

- Publicidade -

As oleaginosas, como as amêndoas, são um dos ingredientes que passei a usar com muito mais frequência. Seja na forma de leite, queijo, farinha, moída em bolos ou em pratos salgados e inteiras como um lanchinho.

Tagine de legumes e grão de bico

Ingredientes
1 cebola cortada em tiras
1/2 abóbora japonesa (cabotiá), picada em cubos
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1/2 colher (chá) de canela em pó
1/2 colher (chá) de gengibre em pó
450 ml de caldo de legumes
12 ameixas secas sem caroço
2 colheres (chá) de melado ou xarope de maple
1 pimentão vermelho, sem as sementes e picado
3 colheres (sopa) de folhas de coentro
3 colheres (sopa) de folhas de hortelã
Sal
Cuscuz marroquino:
1 xícara de sêmola para cuscuz
1 1/2 xícara de caldo de legumes aquecido (ou água fervente)
1 xícara de grão de bico cozido
1/2 colher (sopa) de harissa (ou menos, a gosto)
1/2 colher (chá) de sal
1/4 xícara de amêndoas, grosseiramente picadas

- Publicidade -

Modo de fazer
1.      Refogue a cebola no azeite até dourar. Acrescente a abóbora, a canela e o gengibre. Refogue por 1 minuto e junte o caldo de legumes.
2.      Tempere com sal e junte a ameixa seca e o melado. Cubra e cozinhe por 10 a 12 minutos, em fogo médio. Coloque o pimentão cortado em cubos médios e cozinhe até que fiquem macios (mais uns 10 minutos).
3.      Acrescente o coentro e a hortelã, misture e retire do fogo.
4.      Enquanto o tagine cozinha, prepare o cuscuz. Coloque a semola em uma tigela e cubra com o caldo aquecido (ou água fervente). Junte o grão de bico, a harissa e o sal. Cubra e espere hidratar por uns 5 minutos. Afofe com um garfo.
5.      Doure as amêndoas em uma frigideira por alguns minutos.
6.      Monte o prato com o cuscuz marroquino coberto com o tagine de legumes. Polvilhe com a amêndoa e folhas de hortelã.

- Publicidade -