A campanha “Segunda sem carne” foi criada para incentivar a população a reduzir o consumo de alimentos de origem animal. A ideia é não consumir carne em pelo menos um dia da semana. Além da mudança de hábito ser benéfica ao meio ambiente, também traz vantagens à saúde segundo estudo da Organização das Nações Unidas.

O CicloVivo apoia esta causa e em todas as segundas-feiras divulgamos uma receita prática sem carne, para incentivar os nossos leitores a experimentarem novos pratos e conhecerem mais opções culinárias.

O prato de hoje é: Hambúrguer Vegano com Aveia

Ingredientes:

– 1/2 xícara de aveia em flocos;

– 1 xícara de proteína texturizada de soja;

– 3 colheres(sopa) de farinha de trigo integral;

– 3 colheres (sopa) de farinha de rosca;

– 2 colheres(sopa) de shoyu;

– 1 colher de sopa de óleo de coco;

– 2 colheres de sopa de cheiro verde picado;

– 1/2 cebola ralada;

– 3 dentes de alho amassados;

– Sal;

– Orégano a gosto.

Modo de preparo:

Em uma vasilha, acrescente duas xicaras de água e o shoyu e deixe a proteína de soja descansar por 15 minutos. Em outro recipiente maior, coloque ½ xícara de água, a aveia e o óleo de coco, mexa e deixe descansar por 15 minutos também.

Em seguida, escorra a proteína de soja e misture com a aveia, a cebola, o alho e o cheiro verde. Acrescente a farinha de rosca e a farinha de trigo e misture bem!

Tempere com sal, orégano e deixe a massa descansar por mais 15 minutos. Após esse período, faça bolinhas e achate-as com as mãos até adquirirem o formato arredondado do hambúrguer. Depois de pronto, deixe no freezer por 20 minutos.

Dica: na hora de preparar, evite fritar o hambúrguer! Dê preferência para consumi-lo assado em uma assadeira untada por aproximadamente 20 minutos (em fogo médio).

Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.