Salada com legumes é uma receita que pode ter um número infinito de possibilidades, não só em relação aos legumes escolhidos para a receita. O tipo e o ponto de cozimento dos legumes também permite muitas variações.

A textura dos legumes cozidos e a forma como foram preparados depende muito do paladar e do tempo disponível para o preparo da receita. Conheço pessoas que são adeptas de dietas crudívoras e não comem legumes cozidos, e outras ao contrário, não gostam de legumes “al dente”.

Cozinhar os legumes no vapor, na água ou assar pode trazer um sabor completamente diferente para os mesmos legumes. Eu tenho o hábito de preparar os legumes no vapor para congelar parte deles. Quando recebo minha sacola da semana, gosto de adiantar o que for possível e garantir que eles sejam congelados ainda frescos. Isso permite ter alguns potinhos com verduras e legumes já preparados no freezer e sempre garante receitas mais coloridas e variadas!

Foto: Monica Hering/Santo Legume

Na receita abaixo eu havia pré-cozido as cenouras e os brócolis no vapor, ou seja, no momento de assar coloquei todos juntos na assadeira para ficarem levemente tostados e com aquele sabor delicioso do azeite. No entanto, quem for preparar a receita com os legumes crus deve ter o cuidado de assar as cenouras um pouco mais, antes dos outros. Isso porque, o tempo de cozimento dela é mais longo. Caso contrário, elas ficarão bem crocantes.

Para cozinhar as lentilhas, não esqueça de deixar de molho na véspera, ou por algumas horas, lembrando de desprezar a água do demolho no momento de cozinhar.

Salada de lentilha e legumes assados

Foto: Monica Hering/Santo Legume

Ingredientes

2 cenouras picadas em pedaços médios

2 colheres (sopa) de azeite de oliva (ou óleo vegetal)

Sal e pimenta do reino

1 colher (chá) de curry em pó

1 pimentão vermelho, cortado em tiras

1 brócolis pequeno, cortado em floretes

Salada

1 maço de folhas de couve, sem os talos e grosseiramente picadas

1 xícara de lentilhas cozidas

Folhas de coentro picadas, para polvilhar

Molho

2 colheres (sopa) de tahine

1 colher (sopa) de suco de limão

1/2 colher (sopa) de melado

1 colher (chá) de vinagre de maçã

2 a 3 colheres (sopa) de água

1 colher (chá) de curry

1 colher (sopa) de azeite de oliva

Sal e pimenta do reino

Foto: Monica Hering/Santo Legume

Modo de fazer

Preaqueça o forno (200°C). Forre uma assadeira grande com papel manteiga.

Coloque as cenouras, pimentão e brócolis em uma tigela funda e tempere com curry, sal e pimenta. Regue com o azeite e misture bem. Coloque as cenouras na assadeira e leve ao forno por 15 minutos.

Retire a assadeira do forno e junte o pimentão e o brócolis. Volte ao forno por uns 15 minutos, ou até que os legumes estejam macios.

Coloque a couve picada e a lentilha em uma tigela funda.

Misture os ingredientes do molho e bata com um garfo até ficar homogêneo. Junte a água aos poucos, até que fique cremoso.

Foto: Monica Hering/Santo Legume

Tempere a couve e a lentilha com parte do molho e misture bem.

Retire os legumes do forno, espere esfriar um pouco e junte com a couve e a lentilha. Regue com o restante do molho e misture com cuidado para não desmanchar.

Sirva polvilhado com as folhas de coentro picadas.

Aprenda também a fazer lentilha marroquina com cenoura e hortelã.

Monica Hering é autora do blog “Santo Legume” que além de publicar receitas simples, fáceis e rápidas, não utiliza nenhum ingrediente de origem animal ou super processado. Tudo com um toque criativo e diferenciado, para provar que comida vegetariana pode ser colorida e saborosa, além de saudável.