O sódio em excesso aumenta a pressão arterial e pode acarretar sérios riscos à saúde. Por isso, a Organização Mundial da Saúde recomenda um consumo máximo de 200mg, ou seja, dois gramas de sódio por pessoa ao dia, o que equivale a 5g de sal. Mas, estima-se que os brasileiros consomem mais que o dobro desta quantidade.

Uma boa dica para reduzir a quantidade deste alimento foi dada pelo Sesc Santo Amaro que divulgou uma receita de sal de ervas, confira abaixo:

– 10g de louro seco

– 10g de orégano seco

– 10g de sálvia

– 10g de tomilho seco

– 100g de sal

Bata tudo no liquidificador e depois guarde em um pote bem fechado – substitua essa receita pelo sal comum. Além dessas ervas, pode-se colocar salsa, alecrim, manjericão, manjerona, cebolinha, hortelã, entre outras.

Por meio de palestras, workshops, bate-papos e oficinas, as unidades Sesc promovem a troca de conhecimentos sobre os mais diversos temas que envolvem a alimentação.

Redação CicloVivo 

Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.