Por Monica Hering, do blog Santo Legume

Na falta dos cogumelos frescos aqui em São Luís, me acostumei a usar os shitakes desidratados que habitam a prateleira de ingredientes orientais no supermercado. E tenho que reconhecer que eles não deixam a desejar. O mais importante é hidratar em água quente por meia hora, para que eles fiquem macios. A maior e principal dica é usar a água onde eles foram hidratados. Passe por um filtro ou peneira bem fininha e use para cozinhar. Na receita abaixo utilizei para cozinhar a quinua.

Ingredientes

50 g de shitake desidratado (ou uma bandeja de cogumelos frescos)
1 xícara de grãos de quinua
2 xícaras de água
Sal marinho e pimenta do reino
1/2 cebola picada
1 dente de alho espremido ou picado
1 colher (sopa) de azeite de oliva + para regar
2 colheres (sopa) de salsa fresca picada
2 colheres (sopa) de cebolinha fresca picada
1/2 xícara de queijo vegetal ralado bem fino (usei queijo de castanha de caju)
2 colheres (chá) de suco de limão
2 colheres (sopa) de sementes de girassol ou abóbora (para polvilhar)

Modo de fazer

Hidrate os cogumelos em água quente por uns 30 minutos (se for usar o desidratado). Tampe ou cubra com um pano. Coe e reserve a água do cozimento. Retire os talos (são muito duros!) e pique em pedaços.
Se for usar os cogumelos frescos, limpe com um pincel e pique os maiores. Enquanto isso cozinhe a quinua com a água e 1 pitada de sal, até a água secar e a quinua ficar macia.

Refogue a cebola no azeite até começar a dourar. Em seguida coloque o alho e os cogumelos. Tempere com um pouco de sal e mexa bem. Refogue por alguns minutos. Acrescente a salsa e a cebolinha e retire do fogo.

Quando a quinua estiver cozida retire do fogo e afofe com um garfo. Junte o queijo ralado e misture. Junte os cogumelos com a quinua, misture delicadamente e tempere com o suco de limão, um fio de azeite, sal e pimenta do reino. Polvilhe as sementes e sirva em seguida.

Notas

Use a água em que hidratou os cogumelos secos para cozinhar a quinua.

Veja também como fazer  curry de grão de bico e alho poró com arroz de coco

 

Monica Hering é autora do blog “Santo Legume” que além de publicar receitas simples, fáceis e rápidas, não utiliza nenhum ingrediente de origem animal ou super processado. Tudo com um toque criativo e diferenciado, para provar que comida vegetariana pode ser colorida e saborosa, além de saudável.