Quem nunca fez aquele planejamento para o cardápio da semana, com lista de compras e quantidades certas para não haver sobras ou desperdício e, quando chegou no mercado, se deu conta que aquele ingrediente ”chave” estava em falta/caro/horrível?

Acontece sempre, mas quando você não quer apelar para o plano B (no meu caso, os tomates pelados em lata), é preciso pesquisar um pouco até encontrar a solução perfeita. Eu queria um molho vermelho para minhas panquecas de espinafre, bem verdinhas.

Molho vermelho de beterraba e cenoura

Ingredientes

2 colheres (sopa) de óleo vegetal

2 cenouras

1 beterraba

1/2 cebola

2 dentes de alho picados

1 colher (chá) de orégano seco

1 folha de louro

3 xícaras de água

Sal e pimenta do reino

1 pitada de noz moscada

1 colher (chá) de vinagre de maçã

2 colheres (sopa) de shoyu (molho de soja)

Foto: Monica Hering | Santo Legume

Modo de fazer

Corte a cenoura, a beterraba e a cebola em pedaços médios.

Aqueça uma panela grande e refogue a cebola no óleo, até começar a dourar. Junte o alho e cozinhe por mais 1 minuto.

Junte a cenoura, a beterraba, o orégano e a folha de louro e refogue bem. Acrescente a água, abaixe o fogo e cozinhe por uns 30 minutos, ou até que os legumes fiquem macios.

Tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada. Retire do fogo, espere alguns minutos e bata no liquidificador com cuidado por causa do vapor.

Junte o vinagre e o shoyu e bata novamente até que todos os ingredientes estejam incorporados.

Monica Hering é autora do blog “Santo Legume” que além de publicar receitas simples, fáceis e rápidas, não utiliza nenhum ingrediente de origem animal ou super processado. Tudo com um toque criativo e diferenciado, para provar que comida vegetariana pode ser colorida e saborosa, além de saudável.