A comida consegue estabelecer uma conexão tão linda com nossas memórias… Com alguns aromas e sabores, as lembranças podem ser resgatadas de forma instantânea!

Não tenho o hábito de preparar feijão branco em casa. Mas toda vez que uso esse tipo de feijão, sinto uma saudade enorme da infância e de algumas receitas que minha mãe preparava. Não éramos vegetarianos, logo, eram receitas que incluíam proteína animal. Mas o gosto do feijão ficou marcado, junto com o sabor da comida e seus temperos, que afinal era uma forma de carinho tão especial…

Apesar de ter herdado os cadernos de receita da minha mãe, hoje uso muito pouco o que está anotado lá. No entanto, sua forte relação com a comida tem servido de inspiração em tudo aquilo que busco e aprendo. Quando folheio esses cadernos, sinto afeto saindo daquelas folhas de papel, e uma vontade enorme de trocar ideias sobre alternativas de ingredientes e formas de preparo.

Na receita do homus de feijão branco, o gosto do feijão junto com o tahine é delicioso. E não se engane achando que é uma pasta sem graça e sem gosto. É uma pasta suave, mas com um sabor incrível e bem versátil. Acredito que outras ervas frescas possam substituir o alecrim, mas achei a combinação tão boa, que toda vez que repito a receita, não resisto a ele.

É sempre bom lembrar que caso opte por cozinhar o seu feijão branco em casa, deixe de molho na véspera, e despreze a água do demolho. Esse cuidado é muito importante não só para evitar eventuais desconfortos abdominais, mas principalmente para reduzir a presença de fitatos, que podem interferir na absorção de nutrientes no organismo.

Homus de feijão branco

Homus de feijão branco

Ingredientes
  • 1 e 1/2 xícaras de feijão branco cozido
  • 2 colheres (sopa) de tahine
  • 2 colheres (sopa) de caldo de legumes ou água
  • 1 e 1/2 colher (sopa) de vinagre balsâmico
  • 1 dente de alho espremido ou bem picado
  • Folhas de alecrim fresco

Modo de fazer

  1. Bata tudo no processador até ficar cremoso e homogêneo.

  2. Levar à geladeira até o momento de servir.