Fazia algum tempinho que eu não postava uma receita com berinjela… Quem me conhece, sabe que aqui em casa são raras as semanas em que ela não está presente no cardápio. Acho que esse legume é um curinga na geladeira, já que você sempre pode improvisar algo rápido e delicioso (como esse espaguete da receita abaixo!).

Uma das frases que mais escuto quando converso sobre cozinhar é: “tenho pouco tempo para ir para a cozinha e preparar minhas refeições”. Justamente por isso é que vivo em busca de receitas que sejam saudáveis, fáceis, rápidas e, é claro, deliciosas! Mas insisto que, ter tempo para cozinhar é mais uma questão de planejamento do que de ter muito tempo disponível.

Quando a gente se dispõe a fazer um planejamento de cardápio, receitas e compras para a semana, tudo fica mais fácil. E já adianto: nada se cria de um dia para o outro. O hábito de planejar suas refeições e compras para a semana demora um tempinho para ser adquirido. Eu mesma perco o ritmo quando tenho semanas mais corridas, ou diante de imprevistos. No entanto, na semana seguinte começo tudo outra vez. Com muita paciência e carinho!

Espaguete com berinjela

Espaguete com berinjela

Ingredientes
  • 2 berinjelas
  • Azeite de oliva
  • 1 colher (sopa) de orégano seco
  • 1 pimenta seca (chilli) esmigalhada (ou menos!)
  • 4 dentes de alho sem casca e fatiados
  • 1 maço pequeno de talos de manjericão fresco (reservar os talos)
  • 1 colher (chá) de vinagre de maçã
  • 2 latas de tomates pelados, picados
  • Sal e pimenta do reino
  • 1 pacote de espaguete seco (usei integral)
  • Queijo vegetal ralado (opcional)

Modo de fazer

  1. Corte a berinjela em fatias com 1 cm de espessura. Refogue em uma frigideira antiaderente com um fio de azeite. Polvilhe com o orégano seco. Vá transferindo a berinjela para um prato, até refogar tudo.

  2. Volte toda a berinjela para a frigideira, junte mais azeite, o alho e os talos reservados do manjericão. Misture e cozinhe por alguns minutos.

  3. Acrescente o vinagre e o tomate pelado picado. Cozinhe por 10 a 15 minutos. Ajuste o tempero com sal e pimenta. Coloque metade das folhas de manjericão.

  4. Enquanto isso, cozinhe o macarrão de acordo com as instruções da embalagem. Escorra (reservando parte da água do cozimento). Volte o macarrão para a panela e acrescente o molho e um pouco da água reservada. Misture até incorporar tudo.

  5. Polvilhe com o restante das folhas de manjericão e o queijo ralado. Regue com um fio de azeite. Sirva em seguida.

Monica Hering é autora do blog “Santo Legume” que além de publicar receitas simples, fáceis e rápidas, não utiliza nenhum ingrediente de origem animal ou super processado. Tudo com um toque criativo e diferenciado, para provar que comida vegetariana pode ser colorida e saborosa, além de saudável.