As leguminosas são grãos comestíveis de plantações que incluem feijões, ervilhas, soja, grão de bico e lentilhas. É um grupo bastante diversificado que vem sendo cultivado por civilizações em todo o mundo por mais de 10 mil anos. E, se depender uma nova publicação intitulada “Leguminosas, Receitas Culinárias do Sul do Brasil” essa memória irá se perdurar ainda por muito tempo.

Online, o livro de 100 páginas é acessível a todos. São 83 receitas com objetivo de preservar os saberes tradicionais, valorizar a gastronomia repassada de pai para filho e incentivar a conexão com a produção de alimentos saudáveis, sobretudo da agricultura familiar.

As receitas foram produzidas e apresentadas por estudantes/aprendiz, cozinheiros/cozinheiras tradicionais da zona rural, merendeiras de escolas públicas e chefs reconhecidos da cozinha profissional da região Sul do país. Clique para acessar o pdf.

Jornalista, social media e aparelhada para gostar de passarinhos. Tem interesse por mais assuntos do que é capaz de acompanhar. Aqui escreve sobre infinitas possibilidades de tornar o mundo um pouquinho melhor.