Tem dias que ao planejar meu almoço, começo a separar os ingredientes que tenho na geladeira e pesquisar algumas receitas como referência. Mesmo sem esperar por isso, acabo com um prato lindo na minha frente! Digno de uma foto linda e de ser compartilhado…

Foi o caso da receita abaixo: encontrei tofu firme (uma raridade aqui em São Luís) e resolvi que iria fazer algo com ele cortado em cubos. Mas uma dica importante é secar bem o seu tofu, caso contrário ele vai desmanchar. Use um pano de prato limpo, enrole o bloco de tofu e cubra com um prato ou tábua, para fazer peso e soltar a água. Não tenha pressa nesse processo. É importante que fique bem seco!

Os cubos de abóbora e batata-doce podem ser cozidos em água ou no vapor. Gosto muito do sabor e textura dos cubos assados e mais sequinhos. Uma dica para facilitar esse tipo de preparo é ter cubos de legumes pré cozidos e congelados em pequenas porções.

Você pode usar o leite de coco industrializado ou o caseiro, no entanto quando opto pelo primeiro gosto de diluir em um pouco de água. Ele é bem mais denso. Para finalizar, se possível use folhas de coentro ou salsa da hortinha na varanda, bem mais frescos do que os comprados no supermercado.

Curry de abóbora, tofu e brócolis

Ingredientes

1/3 abóbora japonesa (pequena) sem casca, picada em cubos

1 batata-doce grande sem casca, picada em cubos

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

Sal e pimenta do reino

250 g de tofu firme, bem seco

1 cebola pequena, cortada em tiras ou picada

1 colher (chá) de curry

400 ml de leite de coco

1 xícara de floretes de brócolis

1/4 xícara de passas claras

Folhas de coentro fresco picadas (ou salsa)

Modo de fazer

Aqueça o forno (200°C). Coloque os cubos de abóbora e de batata doce em uma assadeira. Tempere com sal e pimenta, regue com um fio de azeite.

Misture bem e leve ao forno até os cubos estarem macios, mas ainda firmes. Mexa na metade do tempo para assar por igual e não grudar.

Enquanto isso, pressione o tofu envolto em um  pano limpo para absorver a água. Corte em cubos.

Aqueça uma frigideira em fogo alto, junte um fio de azeite e coloque os cubos de tofu. Polvilhe um pouco de sal e deixe dourar por uns 10 a 15 minutos, virando os cubos. Reserve.

Refogue a cebola com um fio de azeite em uma panela funda até ficar translúcida. Junte o curry, tempere com sal e pimenta do reino e misture bem. Em seguida acrescente o leite de coco.

Junte o brócolis, as cubos de abóbora e a batata doce. Mexa com cuidado para misturar todos ingredientes. Cozinhe por alguns minutos.

Por fim acrescente os cubos de tofu, com cuidado para não desmancharem. Junte as passas e metade das folhas de coentro e cozinhe por mais alguns minutos.

No momento de servir polvilhe o coentro restante. Acompanhe com arroz integral cozido (usei o arroz cateto).

Notas

Se a abóbora for orgânica, deixe a casca. Além de gostosa, é uma ótima fonte de fibras!

Monica Hering é autora do blog “Santo Legume” que além de publicar receitas simples, fáceis e rápidas, não utiliza nenhum ingrediente de origem animal ou super processado. Tudo com um toque criativo e diferenciado, para provar que comida vegetariana pode ser colorida e saborosa, além de saudável.