- Publicidade -

Os tomates andam lindos por aqui… Suculentos, com um colorido incrível e o melhor de tudo: com um ótimo preço! Tive que aproveitar para fazer diversas receitas e usar a montanha de tomatinhos que estava na geladeira!

- Publicidade -

Este confit pode perfeitamente ser chamado de “conserva de tomate”, mas achei o nome original bem charmoso… É uma forma de cozinhar os alimentos lentamente em óleo ou azeite, em temperaturas baixas. O diferencial fica por conta dos temperos que são adicionados. Use ervas frescas, elas fazem toda a diferença! O confit fica melhor no dia seguinte, quando o sabor fica mais acentuado. Ou seja, faça com um pouco de antecedência.

Aproveite e prepare uma quantidade razoável: ele é tão gostoso que um vidrinho não dura nadinha… Fica perfeito como entrada acompanhado de queijos, sobre fatias de pão, ou então, junto com macarrão ou na salada.

Confit de tomate cereja

Confit de tomate cereja

Rendimento 1 vidro

Ingredientes

  • 350 g de tomates cereja
  • 3 dentes de alho inteiros e com casca
  • Ramos de tomilho fresco
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1/4 xícara de açúcar demerara
  • 1/2 xícara de azeite de oliva

Modo de fazer

  1. Preaqueça o forno (160°C).
  2. Coloque os tomates lavados em uma travessa refratária, em uma só camada (não sobreponha). Junte os dentes de alho com a casca e os ramos de tomilho. Tempere com sal e o açúcar, e regue com o azeite.
  3. Leve ao forno por 40-45 minutos, mexendo de vez em quando.
  4. Retire do forno e espere esfriar. Transfira para um vidro com tampa.
  5. Guarde na geladeira.

- Publicidade -