O início do ano é marcado pelas metas pessoais e, provavelmente, ter uma alimentação mais leve e nutritiva é um dos principais objetivos de muitas pessoas. Pensando nisso, a Editora Alaúde, que tem um catálogo especializado em alimentação saudável, sugere algumas dicas de lanches que podem ser feitos em casa e levadas para praia ou piscina, por exemplo. Separamos a receita abaixo, que rende oito hambúrgueres.

Ingredientes

2 berinjelas grandes (600 g)

1 colher (sopa) de óleo vegetal + um pouco para fritar

2 dentes de alho picados (10 g)

½ xícara de cebolinha fresca picada (35 g)

1 colher (chá) de sal (5 g)

1 colher (chá) de páprica defumada (3 g)

½ xícara de farinha de mandioca fina (90 g)

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 200 °C. Lave bem e seque as berinjelas. Corte em cubinhos e transfira para uma assadeira. Não precisa descascar, mas caso você não goste da casca, pode tirar. Leve ao forno preaquecido por cerca de 20 minutos ou até os cubos murcharem e ficarem macios. Mexa depois de 10 minutos, para que assem por igual. Tire do forno e espere esfriar. Envolva os cubos de berinjela em um pano de prato limpo e seco e pressione com as mãos para retirar o excesso de água. Reserve. Aqueça o óleo em uma panela e refogue o alho até dourar.  Adicione a berinjela reservada, a cebolinha, o sal e a páprica defumada. Refogue ligeiramente.

Transfira para um processador e bata até obter uma mistura homogênea. Adicione a farinha de mandioca e bata novamente até incorporar. Separe a massa em seis porções. Modele os hambúrgueres formando bolinhas e depois achate-as. Aqueça uma frigideira com um fio de azeite e frite os hambúrgueres dos dois lados até que dourem. Você pode servir este hambúrguer no pão, acompanhado de alface, tomate, cebola roxa e patê de sementes (p. 87).

Se preferir, asse os hambúrgueres. Para isso, leve-os ao forno preaquecido a 200 °C por cerca de 15 minutos. Se não for consumir todos os hambúrgueres, armazene-os sem fritar em um recipiente, separados por folhas de papel-manteiga ou filme de PVC. Eles duram cerca de 2 meses congelados. Quando for preparar, retire do freezer 1 hora antes para descongelar, assim fritarão uniformemente. A farinha de mandioca pode ser substituída por farinha de rosca na mesma quantidade. Nesse caso, no entanto, os hambúrgueres conterão glúten.

Jornalista, social media e aparelhada para gostar de passarinhos. Tem interesse por mais assuntos do que é capaz de acompanhar. Aqui escreve sobre infinitas possibilidades de tornar o mundo um pouquinho melhor.