Início Vida Sustentável Alimentação 10 receitas veganas para as festas de fim de ano

10 receitas veganas para as festas de fim de ano

164

Pratos sem nenhum ingrediente de origem animal podem compor uma bela mesa de confraternização, ceia de Natal ou noite de Ano Novo. Veja dez receitas veganas deliciosas e fáceis

Para quem quer passar as festas de fim de ano sem comer carnes ou outros produtos de origem animal – ou simplesmente quer preparar uma boa opção para aqueles primos que são vegetarianos ou veganos -, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), em parceria com o blog Presunto Vegetariano, separou algumas receitas deliciosas e super fáceis de preparar.

1- Salpicão Vegano

Além de delicioso e fácil de fazer, é uma ótima opção de acompanhamento para a ceia! Veja a receita clicando aqui.

unnamed2

2- Estrogonofe de Palmito

A receita fácil, rende bastante e basta arroz, batata palha e salada para acompanhar. Veja a receita clicando aqui.

Estrogonofe de palmito

3- Rocambole Assado de Lentilha e Quinoa

Este rocambole é muito gostoso, nutritivo e proteico, fica com uma textura deliciosa e é lindo! Confira a receita clicando aqui.

Rocambole Assado

4- Tomate Recheado com Proteína de Soja e Lentilha

Estes tomates recheados são super fáceis de fazer, ficam lindos e são deliciosos! Se preferir, pode substituir a proteína de soja por arroz cozido, ou aumentar a quantidade de lentilha, e fazer um tomate recheado apenas com lentilha. Veja a receita clicando aqui.

Tomate Recheado

5- Salada de Alho Poró, Maçã Verde e Tofu

Esta salada é uma combinação deliciosa e diferente de ingredientes; você sente a crocância da maçã e do alho poró contrastados com a maciez do tofu. Veja clicando aqui a receita completa.

Salada de Alho Poró, Maçã Verde e Tofu

6- Seitan ao Molho Madeira

Esta é uma receita vegetariana para substituir o perú, que costuma ser o prato principal da ceia. O seitan, conhecido também como “carne” de glúten, é obtido da proteína da farinha, que é o glúten. Veja a receita clicando aqui.

Seitan

7- Farofa com frutas e castanhas

Esta farofa é um ótimo acompanhamento para a sua ceia das Festas de Final de Ano! Ela parece seca, mas como os ingredientes são úmidos, fica bem equilibrada. veja a receita clicando aqui.

Farofa com frutas e castanhas

8- Pavê de Pêssegos

Este pavê de pêssegos é uma sobremesa super deliciosa e levinha; é muito fácil de fazer também e pode ser preparada nas vésperas do ano novo, para servir na ceia! Veja a receita completa clicando aqui.

Pavê vegano

9- Panetone e Chocotone

Os panetones ficam fofinhos e muito próximos dos industrializados, porém em uma versão vegana. Clique aqui para acessar a receita.

Chocotone Vegano

10- Torta de Rabanada

A torta de rabanada é feita com reaproveitamento de sobras de pães amanhecidos. Veja aqui a receita completa.

Torta de Rabanada

Receitas e fotos: Presunto Vegetariano

Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.