Quem conhece a biomassa de banana verde sabe que ela tem diversos benefícios em termos nutricionais. Mas tenho que reconhecer que sua versatilidade na culinária vegetariana é algo me seduz ainda mais!

A biomassa de banana verde é um alimento prebiótico, ou seja, alimenta as “boas bactérias” do nosso intestino e que são responsáveis pelo equilíbrio da flora intestinal. Por sua vez, com a flora intestinal equilibrada, o intestino facilita a absorção de nutrientes pelo organismo.

Pensando em funcionalidade, a biomassa serve para dar consistência para diversas receitas, ou ainda, deixá-las mais cremosas. Pode ser usada em cremes, molhos, recheios, coberturas, pães, sobremesas e até ser a base de brigadeiros veganos deliciosos. E como seu sabor é bem sutil, pode ser utilizada em receitas doces ou salgadas.

Você encontra a biomassa de banana verde à venda em pacotes no supermercado e lojas de artigos naturais. Contudo, depois que você aprender a fazer em casa e descobrir o quanto é simples, aposto que vai preferir produzir a sua própria biomassa caseira. Ela pode ser mantida na geladeira em pote hermético por até uma semana, e até 3 meses no congelador.

Biomassa de banana verde

Ingredientes

Bananas verdes (é importante que estejam bem verdes!)

Modo de fazer

Separe as bananas do cacho cortando com uma faca, e deixando um pedaço de talo junto. É importante que a casca não abra e deixe a banana exposta.

Lave as bananas com a casca.

Coloque na panela de pressão e cubra com água. Cozinhe por 10 minutos que começar a pegar pressão (e chiar!).

Retire do fogo e espere esfriar por 15 a 20 minutos, com a panela fechada.

Descasque as bananas e bata no liquidificador ou processador junto com um pouco de água, enquanto ainda estiverem quentes.

Se fizer uma grande quantidade, bata em etapas para não forçar o motor do liquidificador.

Guarde em pote hermético na geladeira e consuma em até uma semana. Para utilizar, aqueça junto com um pouco de água, mexendo com uma colher.

Notas

Pode ser congelada por até 3 meses.

Monica Hering é autora do blog “Santo Legume” que além de publicar receitas simples, fáceis e rápidas, não utiliza nenhum ingrediente de origem animal ou super processado. Tudo com um toque criativo e diferenciado, para provar que comida vegetariana pode ser colorida e saborosa, além de saudável.