A cidade de Nova York está processando cinco grandes companhias de petróleo, alegando que contribuíram para o aquecimento global.

O prefeito Bill de Blasio diz que a cidade vai buscar bilhões no processo para recuperar o dinheiro gasto pela cidade pelos esforços de resiliência relacionados às mudanças climáticas.

Os réus no processo federal da cidade são BP, Chevron, ConocoPhillips, Exxon Mobil e Royal Dutch Shell.

Um porta-voz da BP declinou comentários. Um porta-voz da Shell disse que a mudança climática é uma questão complexa que não deve ser abordada pelos tribunais. Os outros três não comentaram imediatamente.

O processo segue o anúncio da cidade de que planeja alienar US $ 5 bilhões de fundos de pensão de empresas de combustíveis fósseis. A cidade planeja ainda desinvestir mais US $ 189 bilhões dentro de cinco anos no que eles dizem ser “entre os esforços de desinvestimento mais significativos do mundo até à data”.

Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.