O lixo plástico é um problema global e muitas pessoas estão dispostas a lidar com essa questão. Exemplo disso aconteceu no último fim de semana em Bali, ilha da Indonésia. Milhares de pessoas se juntaram para fazer uma limpeza em mais de 120 praias da região. Um verdadeiro exemplo de cidadania.

Muito se fala sobre a responsabilidade dos governos e suas políticas públicas para conter os problemas urbanos. E é fato que os gestores precisam ser cobrados. A questão é que toda a população tem sua parcela de responsabilidade. Capitaneados pelo grupo “One Island One Voice”, em Bali, 20 mil pessoas se juntaram para cuidar do montante de lixo deixado para trás nas praias. Sendo que 80% dos participantes eram locais, de acordo com organizadores.

Com o slogan “Bali mais verde e limpo”, a One Island One Voice (OIOV) é um movimento que reúne diversas organizações e indivíduos que lutam pela redução do desperdício. Inclusive, faz parte do projeto a ONG Bye Bye Plastic Bags, que o CicloVivo falou aqui.

Conscientização

O mais bacana dessas ações é que, apesar do foco ser na limpeza, é uma oportunidade para realizar um trabalho educacional de conscientização. Ou seja, é preciso cuidar das consequências com iniciativas concretas, mas mudar a mentalidade das pessoas é mais eficaz a longo prazo.

“As limpezas não são a solução”, disse Craves. “Elas são apenas o caminho para aumentar a conscientização e uma forma de reunir as pessoas e envolvê-las no problema para que possamos começar a encontrar a solução”, afirmou Sara Craves, porta-voz do OIOV ao The Guardian.