- Publicidade -

Pesquisa identifica toxina de inseticida em golfinhos

Os golfinhos brasileiros estão entre as espécies afetadas por inseticidas. Este é o resultado de um estudo publicado na revista “Environment International”, liderado pela pesquisadora brasileira Mariana Alonso, da UFRJ.

Os golfinhos brasileiros estão entre as espécies afetadas por inseticidas. Este é o resultado de um estudo publicado na revista “Environment International”, liderado pela pesquisadora brasileira Mariana Alonso, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

- Publicidade -

As análises foram feitas em golfinhos da espécie Pontoporia Blainvillei, popularmente conhecida como toninha e encontrada somente no litoral do Brasil, Argentina e Uruguai. Além disso, a espécie é ameaçada de extinção.

Os exemplares utilizados na pesquisa foram coletados em São Paulo e no Rio Grande do Sul e são amostras que ficaram presas acidentalmente em redes de pesca. Os resultados mostram que os filhotes foram os mais afetados. Portanto, os especialistas analisaram amostras do fígado, leite e placentas da espécie, onde foram encontrados altos índices de piretroides.

A substância tóxica é utilizada em meio urbano e rural. Na cidade ela costuma estar presente em tomadas antimosquito e em meio rural ela é aplicada em armazéns para evitar a incidência de insetos. Antes do estudo, os especialistas acreditavam que a substância de desfizesse, fato que foi refutado diante das novas análises.

Segundo Mariana, os golfinhos recebem uma carga muito alta da toxina durante os primeiros estágios da vida. No entanto, ainda não se tem a dimensão correta dos efeitos da substância no organismo dos celenterados. Com informações do Globo Natureza.

- Publicidade -

Redação CicloVivo