- Publicidade -

Peixe encontrado no Japão possui nível de radioatividade 10 vezes superior ao permitido

O caso indica que a contaminação de Fukushima está se dispersando.

A dezenas de quilômetros de Fukushima, no município de Ibaraki, um peixe com alto nível de radioatividade foi capturado. Trata-se de um robalo, que apresentou uma quantidade de césio radioativo superior a 1.000 becquerels por quilo (bq/kg).

- Publicidade -

O nível de radioatividade é 10 vezes superior ao limite autorizado no Japão, que é fixado em 100 bq/kg para os alimentos. Pescado no início no mês, na cidade de Hitachi, o peixe indica que a contaminação de Fukushima está se dispersando.

Logicamente, tendo ultrapassado os limites autorizados pelo país, o peixe não foi colocado à venda. Ainda assim, fica a preocupação de como reverter a dificuldade em controlar os efeitos de o acidente nuclear ocorrido em março de 2011.

Apesar de já terem se passado três anos, é comum surgirem novos indícios de que a radioatividade pode ter consequências ainda piores. Diversas vezes foi noticiado o vazamento de água radioativa, e um estudo mostrou que a radiação da usina nuclear de Fukushima pode causar até 2.500 mortes por câncer no mundo. Além disso, os efeitos também podem ser sentidos por outras espécies: um ano depois do acidente, cientistas japoneses identificaram deformidades em borboletas. Com informações do G1.

Redação CicloVivo

- Publicidade -