- Publicidade -

Vários países celebraram na última quarta (14 de fevereiro) o Dia dos Namorados. Aproveitando a data, o Programa da ONU para o Meio Ambiente lançou uma campanha pedindo o fim do que classifica como um “relacionamento tóxico”. A ação mostra a discussão de “relação” de uma garota com os plásticos. 

- Publicidade -

A relação é a dependência que as pessoas têm com o plástico. Segundo a agência, cerca de 8 milhões de toneladas do material vão parar nos oceanos todos os anos, causando um problema sério de lixo marinho.

Perigos dos plásticos

Em 2015, o mundo produziu 322 milhões de toneladas de plástico. Essa quantidade é suficiente para se equiparar a 900 prédios do tamanho do famoso edifício Empire State de Nova York (EUA).

O Pnuma faz um apelo para que todos deixem de usar sacolas e garrafas de plástico, utensílios descartáveis e potes para armazenar comida.

Esses produtos não são bons para o meio ambiente e acabam nos mares e oceanos. Isso prejudica peixes, pássaros e tartarugas, que ficam enroscados ou se alimentam deles. E, além dos animais marinhos, os plásticos estão presentes até na nossa água.

- Publicidade -

Alternativa

O vídeo “Não sou eu, é você” faz parte da campanha Mares Limpos da agência. No mote, a personagem Sandra termina seu relacionamento com itens descartáveis e encontra um “novo amor”: sacolas e garrafas reutilizáveis.

A Unesco também aproveita o Dia dos Namorados pedindo às pessoas para demonstrarem seu amor pelos oceanos nas redes sociais, utilizando a hashtag #LovetheOcean.

Conservar os oceanos e os recursos marinhos é o Objetivo de número 14 de Desenvolvimento Sustentável, ODS.

- Publicidade -