- Publicidade -

Inpe divulga vídeo com “voo virtual” sobre a região serrana

Os deslizamentos causados pelas chuvas em Nova Friburgo podem ser melhor observados em um vídeo produzido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a partir da imagem de satélite aplicada sobre um modelo 3D.

As chuvas na Região Serrana do Rio de Janeiro mataram no total 894 pessoas e 405 ainda estão desaparecidas. Os deslizamentos causados pelas chuvas em Nova Friburgo podem ser melhor observados em um vídeo produzido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a partir da imagem de satélite aplicada sobre um modelo 3D.

- Publicidade -

Chamada pelos especialistas de DEM (sigla em inglês para Modelo Digital de Elevação), a técnica, que reproduz a distribuição espacial das características do relevo, permite um “voo virtual” sobre a região.

A primeira imagem sem a interferência de nuvens após o desastre foi obtida em 20 de janeiro pelo satélite de alta resolução GeoEye.

A imagem GeoEye, processada e analisada pelos técnicos do Inpe, foi fornecida pela United States Geological Survey (USGS) por meio do International Charter Space & Major Disasters – um consórcio que reúne instituições de agências espaciais do mundo todo, entre elas o Inpe.

O Inpe já havia apresentado um conjunto de imagens que devem auxiliar os trabalhos da Defesa Civil do Rio de Janeiro. Nas imagens de alta resolução é possível ver detalhes dos deslizamentos causados pelas intensas chuvas.

- Publicidade -

Confira o vídeo:

[VIDEO:deslizamentos_nova_friburgo_voo_3d]

- Publicidade -

Agência FAPESP