No início de abril foi lançada a campanha “2016 – Ano do Papagaio” em João Pessoa, na Paraíba. A ideia é realizar durante todo o ano uma série de ações para alertar as pessoas sobre o tráfico dessas aves, que são um dos maiores alvos dos traficantes de animais silvestres, e a acelerada fragmentação de seu habitat, o que aumenta o risco de extinção.

A iniciativa é da SZB (Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil) juntamente com projetos de conservação de papagaios. A ação integra o PAN Papagaios (Plano de Ação Nacional dos Papagaios da Mata Atlântica), coordenado pelo Cemave (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres.

Durante o evento de lançamento da campanha, foi apresentado o PAN Papagaios e os principais resultados dos projetos de conservação de espécies como o papagaio-charão, o papagaio-verdadeiro, o chauá, o papagaio-de-peito-roxo e o papagaio-de-cara-roxa.

Para reforçar a campanha, será elaborado um site com informações sobre as espécies e as ações realizadas para proteção delas. Além disso, a SZB pretende organizar uma campanha de crowdfunding a fim de arrecadar recursos para produzir materiais educativos e de divulgação da campanha em zoológicos, escolas e projetos. Tudo isso será feito conjunto com as instituições de conservação de papagaios.

Mais detalhes sobre o PAN Papagaios, pode ser conferido aqui.

As informações são do ICMBio.