- Publicidade -

Estudo brasileiro analisa influência das mudanças climáticas sobre as aves

Cientistas paranaenses iniciam neste sábado (22) um estudo que irá avaliar o impacto das mudanças climáticas nas aves que habitam áreas costeiras do estado do Paraná. A análise será feita com base nos dados do IPCC.

Cientistas paranaenses iniciam neste sábado (22) um estudo que irá avaliar o impacto das mudanças climáticas nas aves que habitam áreas costeiras do estado do Paraná. A análise será feita com base nos dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

- Publicidade -

A principal preocupação da equipe de estudos é analisar como o aumento do nível do mar pode afetar as aves da região. Além disso, a pesquisa denominada “Vulnerabilidade das aves estuarinas à mudança climática” inclui análises da influência humana sobre os animais.

Entre as espécies estudadas estão os pássaros bate-bico (Phleocryptes melanopis) e a saracura (Pardirallus nigricans), que vivem na área onde ocorre a transição da água doce para a salgada.

“Um pequeno aumento que seja do nível da água pode afetar a reprodução desses animais. Outro exemplo também previsto para a mudança do clima é o aumento da incidência de vendavais e tempestades que deverão atingir esses ambientes, destruindo ninhos e ovos”, explicou a doutora em Biologia Bianca Reinec, em declaração ao G1.

Os dados obtidos a partir do estudo poderão auxiliar a preservação e identificação das espécies que dependem dos recursos naturais da região. Além disso, será possível projetar estratégias de cuidado com estes animais, mesmo que seja em ambiente artificial, conforme explicado por Bianca.

- Publicidade -

Para mensurar o impacto das ações humanas na área litorânea do Paraná os cientistas irão analisar 612 quilômetros quadrados da área no entorno do porto de Paranaguá. A região é afetada por processos que retiram sedimentos do mar para possibilitarem a passagem dos barcos e isso pode se refletir da fauna local. Com informações do G1.

Redação CicloVivo

- Publicidade -