Com o objetivo de plantar um milhão de árvores em Sorocaba até 2018, o Governo Municipal deu início ao Projeto “Arboriza Sorocaba”. Apenas nesta semana, a cidade do interior de São Paulo já plantou mais de 600 exemplares arbóreos em uma área pública.

A ação ambiental foi realizada com a participação de 980 pessoas, entre alunos e funcionários de escolas públicas, crianças da Pastoral do Menor e a grupos de terceira idade.

Foto: Prefeitura de Sorocaba
Foto: Prefeitura de Sorocaba

De acordo com a prefeitura local, de 2009 até o momento o município já plantou 575.798 exemplares arbóreos em áreas públicas e doou 132.200 mudas para o plantio em quintais ou calçadas, totalizando mais de 700 mil árvores plantadas.

Antes de dar início à ação, o secretário do Meio Ambiente Clebson Ribeiro, reforçou a importância de a população ajudar na manutenção das mudas após o plantio. “Plantar é muito fácil. Quero pedir a vocês, que depois que formos embora daqui, que cuidem destas mudas e molhem de uma a duas vezes por semana e não deixem que outras pessoas danifiquem ou joguem entulhos nesta área. Só assim teremos sucesso neste plantio. Elas levarão de cinco a seis anos para se tornarem árvores de verdade”, enfatizou.

A área ganhou árvores de mais de 80 espécies nativas, todas adaptadas para recuperação de área verde, como: coração-de-negro sangra d’água, sibipiruna, pau-formiga, aroeira-salsa, aroeira-pimenteira, açoita-cavalo, agulheiro, angico, capixingui, cedro, canelinha, copaíba, embaúba, gabiroba, ipês, ingá, pitanga e tamboril. Todos os exemplares foram produzidos pela Prefeitura de Sorocaba, por meio do Projeto “Recomeçar – Plantando a Liberdade”, com a mão de obra de reeducandos do sistema prisional.

Foto: Prefeitura de Sorocaba
Foto: Prefeitura de Sorocaba

Janaína da Silva Macedo, 12 anos, participa do Projeto Jovem da Pastoral do Menor e plantou pela primeira vez uma árvore. “Ela nos dá oxigênio, ajuda os animais, nos dá sombra. Acho bem legal ter mais árvores na cidade. Na minha rua todas as casas têm uma na calçada”, destaca a adolescente, que reside no Wanel Ville 5.

A vice-diretora da E.E. “Prof. Rafael Orsi Filho”, Joselita Feliz de Macedo, também fez sua parte e ajudou no plantio. “Acho muito bom esse trabalho acontecer aqui com a participação dos nossos alunos. Assim eles se conscientizam da importância da arborização e na preservação do meio ambiente.” Segundo ela, é bastante comum as pessoas jogarem entulho no local: “Outro dia um senhor veio jogar um sofá aqui e eu fui falar com ele. Sempre que vejo vou reclamar e falar que não pode. Aos poucos nós vamos educando”.

Da Prefeitura de Sorocaba